No Comment

Por que é importante entender o papel da diversidade na publicidade?

Todas as campanhas que são criadas com a intenção de atingir um determinado público-alvo conseguem formar gostos, estabelecer padrões e ditar determinadas regras de forma implícita, diariamente. É por essa razão que a diversidade na publicidade se faz tão importante nos dias atuais.

Cada vez mais é possível acompanhar o crescimento da exposição da diversidade com ações de inclusão em diversas áreas na sociedade.

Neste texto você vai entender a importância da diversidade na publicidade, conhecer campanhas que já fizeram sucesso com o público e aprender como é possível abordar esse tema de maneira natural. Vamos lá?

A importância da diversidade na publicidade

Infelizmente, a maioria das representações de pessoas e famílias que ainda são exibidas na publicidade não reflete o que é visto no mundo. Essa exclusão prejudica a representatividade da diversidade existente nos dias atuais, uma vez que sem ela não existe visibilidade.

O número de empresas que estão começando a investir na inclusão da diversidade em propagandas cresce consideravelmente. A justificativa para o crescimento desse investimento pode ser o interesse de se tornar relevante para os consumidores que fazem parte da parcela da população considerada minoria.

Campanhas de marketing e publicidade que promovem a diversidade existente em nossa sociedade são indispensáveis para a desconstrução dos estereótipos pré-determinados, gerando uma oportunidade de reflexão e de debate na população atingida.

Campanhas publicitárias que fizeram sucesso demonstrando a diversidade

Durante muito tempo a publicidade seguia apenas um padrão social, exibindo em suas campanhas personagens e realidades que fogem do que é visto nas ruas do Brasil e do mundo. Nos últimos anos foi possível notar o crescimento dos movimentos de minorias que estão mostrando a importância de seus papéis na sociedade em busca de reconhecimento e valorização.

Por causa do crescimento dessa movimentação, as agências notaram a necessidade de incluir a diversidade na publicidade.

Para o Dia das Mães, em 2017, a empresa Johnson & Johnson lançou a campanha Todo bebê é um bebê JOHNSON’S®, que se tornou viral na internet. Ela apresentava uma criança com síndrome de Down. Somente no Youtube, a propaganda já alcançou a marca de 13 milhões de visualizações.

Outro exemplo foi a campanha Dia dos Misturados, da rede varejista C&A. A propaganda gerou discussão sobre a exibição da diversidade de casais que invertiam as suas roupas. Na descrição do vídeo, a loja conta que ”existem infinitas formas de estar misturado”.

As propagandas de cerveja já foram muito conhecidas por conteúdos machistas, transmitindo mensagens que tratam a mulher como objeto. Para quebrar esse padrão, a Skol lançou a campanha No Verão Skol, redondo é sair do seu quadrado, que estimula os seus consumidores a aproveitar a estação mais quente do ano onde estiverem, sem tabus e preconceitos.

É possível abordar a diversidade com naturalidade na publicidade

A intenção da inclusão da diversidade nas campanhas de publicidade deve ser para mostrar ao público que as diferenças existem e isso não é algo para ser esquecido ou tratado como se estivesse fora da realidade da sociedade.

Por isso, para conseguir inserir a diversidade na publicidade de maneira natural é preciso saber como tratar os temas que serão abordados com naturalidade, sem parecer que está querendo chamar a atenção, mas sim demonstrar que a empresa se preocupa com todos os públicos.

É preciso incluir a diversidade em todo o processo de criação de uma campanha. Quando isso não acontece as empresas correm o risco de divulgar um material com estereótipos e equívocos que podem ser ofensivos.

Além de anunciar nas mídias tradicionais, para conseguir atingir o público-alvo de uma campanha que inclui a diversidade, é importante procurar quais são os meios de comunicação mais utilizados pelo consumidor para que ele receba corretamente a mensagem transmitida.

A diversidade na publicidade é importante para que a representatividade gere aprendizados sobre respeito e empatia, que vão auxiliar na construção de seres humanos mais dispostos a entender as limitações, as necessidades e os desejos dos outros.

O que você achou deste conteúdo? Se gostou, compartilhe este post em suas redes sociais e ajude os seus amigos a entender a importância da diversidade na publicidade!

Relacionados
Posts Relacionados
O que fazer para construir uma boa estratégia de branding digital? ( 13 set,2018 )
5 soluções para aumentar o tempo de permanência do visitante no seu site ( 6 set,2018 )
Os 7 erros de Marketing Digital que a sua empresa não pode cometer ( 8 ago,2016 )
Odontologia de última Geração ( 8 jan,2016 )
Personal Marketing Digital deseja Feliz Natal a todos! ( 24 dez,2017 )
Quer saber mais sobre Marketing Digital? Clique aqui e baixe nossos e-books