Muitos gestores desejam investir em marketing digital para alavancar seus resultados. Na hora de implementar essa solução, porém, surge aquela famosa dúvida: por onde começar?
Essa não é a pergunta mais fácil de ser respondida, mas uma coisa é certa: o marketing de conteúdo deve estar presente desde o começo de sua estratégia. Hoje, contamos com tantas ferramentas e mídias para atuar no mercado que pode ser difícil entender as necessidades específicas do seu negócio. Para fazer a sua empresa crescer, portanto, é precisa entendê-la.
Quer saber os motivos para investir no marketing de conteúdo agora? Continue a leitura e confira os principais deles!
Antes de começar, vamos explicar brevemente o que é marketing de conteúdo. Como o próprio nome sugere, trata-se de uma maneira de promover seu negócio por meio de produção de conteúdo.
Basicamente, os canais de comunicação de sua empresa serão alimentados com materiais relevantes. O objetivo é atrair clientes e fechar mais vendas. Entre os diversos canais utilizados, podemos citar:
Para cada mídia, é necessária uma linguagem diferente — afinal, não dá para replicar um artigo do blog no e-mail marketing, por exemplo. Nesse caso, você poderia convidar a pessoa para acessar o blog e conferir o conteúdo.
Um dos principais objetivos dos gerentes e donos de empresas é colocá-la na primeira página do Google. O motivo é simples: o Google é o site de buscas mais acessado do mundo.
A produção de conteúdo é um fator primordial para sua página ficar bem posicionada nos motores de busca. Quando o algoritmo do Google entende que seu site é relevante em determinado assunto, melhor será sua posição.
Seguindo o raciocínio, quando você fica bem posicionado na busca orgânica do Google, seu site terá mais acessos. Dessa forma, você estará promovendo sua empresa de forma gratuita — considerando que o Google não te cobra por estar nos resultados orgânicos.
Há outras formas de atrair os clientes de forma paga e rápida. Os mais conhecidos são: Google AdWords e Facebook Ads.
Uma das grandes vantagens em ter um site é utilizar o Google Analytics. Essa ferramenta fornece dados completos sobre seus clientes.
Existem outras ferramentas de monitoramento em redes sociais, como o Facebook Analytics — apesar de não ser tão completa quanto a anterior, também é importante.
Conhecendo o público-alvo, suas ações serão mais direcionadas e causarão mais impacto. Contudo, o monitoramento será mais eficaz se houver um número considerável de acesso. Como já sabemos, isso é feito por meio de conteúdo.
Ao encontrar sua página na web, o usuário logo verificará se ela é relevante ou não. Por isso é de suma importância que os textos — e demais conteúdos — consigam resolver seu problema.
Mesmo que sua página fique bem posicionada no Google e receba muitos visitantes, não adiantará se a rejeição for grande. Você deve então investir na qualidade do conteúdo.
Se este for relevante e resolver o problema dos usuários, você ganha autoridade. Sendo assim, as chances de um usuário virar um cliente são maiores. E ele pode, ainda, compartilhar o seu conteúdo, fazendo com que mais gente seja atingida.
Por fim, após atrair mais visitantes ao site e fidelizá-los, é hora de fechar as vendas. Essa estratégia, chamada de Inbound Marketing, é mais eficaz do que as tradicionais vendas frias.
O cliente já estará educado, ciente de seu problema e procurando uma solução que você está pronto para oferecer. Portanto, os esforços serão menores e mais direcionados.
Como você deve ter percebido, o marketing de conteúdo é essencial não apenas para deixar seus canais atualizados. Quando usada de maneira correta, essa estratégia é capaz de atrair clientes e ajudar no crescimento de sua empresa.
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