Por dentro: 4 tendências de marketing que todo profissional da área deve conhecer

Trabalhar com marketing é um exercício diário de reflexão e atualização. Para que a campanha atinja resultados satisfatórios, é preciso lidar com métricas capazes de reavaliar o desempenho, dia após dia. Além disso, é imprescindível que o profissional esteja sempre atento às tendências de marketing que surgem em sua área.
Para alcançar esse objetivo, nada melhor do que conhecer algumas das inovações mais promissoras, tanto para o online quanto o offline. Ansioso para melhorar a performance das suas estratégias? Então confira as 4 principais tendências de marketing para 2017:
1. Automação
A automação do marketing é a grande tendência para os próximos anos. Aliás, ela é tendência desde que o marketing surgiu. O que acontece de novo, agora, é que os profissionais estão cada vez mais concentrados na criação de conteúdo relevante e procuram por alternativas para tornar a sua gestão mais qualificada.
Isso significa que investimentos em programação de e-mails, automação de publicação de mídias sociais, acompanhamento dos clientes no funil de vendas, ou seja, tudo o que envolve uma estratégia de conteúdo, otimizando o tempo e tornando os processos menos complexos, tende a ganhar força nos próximos anos.
2. Personalização
A fidelização de clientes sempre apresentou um diferencial para as empresas, mesmo antes do surgimento da internet. Entretanto, com o mundo conectado, surgiram possibilidades maiores para se criar um relacionamento mais estreito com os consumidores.
Hoje, as empresas ocupam espaços em todas as mídias possíveis, sejam elas online ou offline. Isso significa que, para obter destaque nos próximos anos, será necessário qualificar cada vez mais a comunicação para se aproximar do cliente.
Nesse sentido, desenvolver mensagens personalizadas deverá ser a grande arma das empresas na busca por fidelização. Esqueça aquelas campanhas milionárias e genéricas. A tendência, agora, é ser cada vez mais preciso no direcionamento da mensagem.
3. Inbound Marketing
Embora já seja uma realidade no país (80% dos consumidores preferem se informar sobre um serviço ou produto lendo artigos do que em um anúncio publicitário), podemos dizer que o Inbound Marketing é uma tendência para os próximos anos devido ao potencial de investimento que oferece para as empresas.
Com uma metodologia baseada em uma nova maneira de as marcas se relacionarem com o público, partindo de uma aproximação espontânea do cliente, o Inbound permite o acompanhamento estratégico do estágio em que o consumidor se encontra para oferecer a ele a comunicação mais eficaz possível até o objetivo final, ou seja, a venda.
4. Sistemas online
Com o aperfeiçoamento do trabalho com dados (evidenciado no uso de tecnologias com o ERP), tem sido cada vez mais viável para as empresas criarem programas de relacionamento com os clientes. Se a personalização é uma tendência, sua condução por meio de um trabalho com dados será fundamental.
Por isso, o uso de sistemas online para coletar diferentes tipos de dados, gerenciá-los e transformá-los em informação útil para a tomada de decisões terá tudo para transformar o trabalho do profissional de marketing nos próximos anos, permitindo a criação de campanhas mais avançadas.
Quer saber como essas tendências de marketing podem virar realidade no seu negócio? Então não deixe de entrar em contato conosco!