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Como calcular o ROI das suas campanhas do AdWords

Saber como calcular o ROI das campanhas do AdWords é fundamental para quem deseja aumentar o faturamento da empresa por meio dos links patrocinados.

Nós já falamos antes sobre a importância de saber calcular o ROI das suas campanhas online, mas hoje vamos focar especialmente no cálculo dessa métrica no Google AdWords, uma das ferramentas mais importantes para o Marketing Digital.

Ainda não domina o assunto? Vamos responder as suas dúvidas no post de hoje!

O que é o ROI e qual é o seu valor para o marketing?

A sigla ROI vem do termo em inglês Return On Investment, que em português significa Retorno sobre Investimento. Na prática, o ROI é uma forma de medir qual a porcentagem de retorno financeiro que um determinado investimento em marketing gerou.

Essa métrica é importante porque fornece um valor para a eficiência das ações de marketing, permitindo que se possa otimizá-las. Além disso, com o ROI, é possível igualar diferentes campanhas de marketing com diferentes valores e fazer uma comparação entre elas.

Com esse recurso em mãos, as ações de marketing de uma empresa podem passar por um processo contínuo de otimização, gerando resultados cada vez melhores para a companhia.

Como calcular o ROI das campanhas do AdWords?

Para poder calcular o ROI das campanhas do AdWords, você precisará saber a fórmula para a realização do cálculo dessa métrica, que é a seguinte:

  • ROI = (Receita – Gastos) / Gastos

Nessa fórmula, entendemos Receita como o faturamento total oriundo da campanha no AdWords. Já Gastos é a somatória dos custos de produção de cada item vendido com o valor investido na ação em si.

Aplicação prática

Vamos ver um exemplo simples que ajuda a mostrar na prática como calcular o ROI das campanhas do AdWords:

A Empresa A fez uma campanha de uma semana no Google AdWords investindo R$ 150 para isso. No final da ação, a Empresa A registrou 12 vendas do seu produto anunciado, cujo preço é de R$ 50 e o custo de produção é de R$ 12. Qual foi o ROI dessa ação? Vamos descobrir!

  • Receita da ação = 12 (vendas) * R$ 50 (preço do produto) = R$ 600;
  • Gastos = 12 (vendas) * R$ 12 (custo de produção) + R$ 150 (investimento no AdWords) = R$ 294.

Agora que já sabemos os Gastos e a Receita, vamos achar o ROI:

  • ROI = (R$ 600 – R$ 294) / R$ 294;
  • ROI = 1,04 ou 104%.

O ROI dessa ação foi de 104%, o que significa que para cada R$ 1 investido pela Empresa A, ela recebeu R$ 1,04 de lucro.

Como otimizar o ROI das campanhas do AdWords?

Agora que já sabemos como calcular o ROI das campanhas do AdWords, a questão que fica é como melhorar esse valor e gerar melhores resultados para a sua empresa. Confira, abaixo, dicas ótimas para conseguir isso:

Fazer Testes A/B

Uma das vantagens de saber calcular o ROI das campanhas do AdWords é justamente a possibilidade de poder comparar resultados utilizando essa métrica. Então, explore essa vantagem ao máximo!

Faça Testes A/B nas suas campanhas do Google AdWords, medindo a eficiência de cada aspecto das ações, procurando aquela combinação que vai gerar o maior ROI possível.

Otimizar a Landing Page

Uma das maneiras de otimizar o ROI das suas ações no AdWords é melhorar a Landing Page do seu anúncio. Uma boa Landing Page, feita pensando em aumentar as conversões e otimizada ao limite por meio dos Testes A/B, vai aumentar o faturamento de cada ação, levando o ROI para as alturas.

Estudar mais para evitar erros

Erros realizados durante o planejamento ou a execução de uma campanha no Google AdWords podem custar conversões ou aumentar os gastos da ação, o que diminui o seu ROI.

Por isso, quem deseja trabalhar com os links patrocinados precisa estudar constantemente para conhecer os principais erros desse processo e evitá-los, garantindo que o seu ROI permaneça intacto.

Agora que você já sabe como calcular o ROI das campanhas do AdWords, que tal aprofundar mais o seu conhecimento nessa área? Conheça agora 7 métricas do Google AdWords em que você deve prestar atenção!

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