O processo de uma venda não começa e termina da noite para o dia. Para se diferenciar no mercado, a marca deve, antes de mais nada, entender essa complexidade. A boa notícia é que existem metodologias muito eficientes com o objetivo de manter o fluxo de negócios girando frequentemente, e uma das principais se chama jornada do cliente.
A definição faz referência às etapas pelas quais uma pessoa tende a passar antes de concretizar uma compra:
O que alimenta essa trajetória é o conteúdo divulgado pela marca por meio de suas ações digitais, gerando novos leads e os convertendo com o tempo.
Ainda assim, é possível encurtar a jornada do cliente a partir da aplicação de estratégias inteligentes de marketing, além de hábitos corporativos internos. Continue lendo e confira!
O primeiro passo para encurtar a jornada do cliente é pensar na integração das equipes de venda e marketing. Quem defende a oposição entre esses dois setores apenas perde eficiência nas estratégias, pois o trabalho em conjunto garante uma série de benefícios.
Para começar, todos os membros de cada um dos departamentos passam a entender, de maneira clara, o propósito e o valor do produto ou serviço que vendem. Isso também resulta na geração de leads mais qualificados, especialmente se as metas forem comuns aos dois times e se houver um fluxo de comunicação adequado entre eles.
Tempo é dinheiro. Você certamente já ouviu essa frase em algum lugar, e ela se aplica na jornada do consumidor. Por isso, a disponibilização de ofertas que duram tempo limitado tende a despertar um maior interesse no público.
Se os leads estão bem nutridos pelas equipes envolvidas nessa tarefa, ofertas limitadas podem significar aquele empurrãozinho final na direção da compra. Para criar o senso de urgência, é possível usar vários métodos, desde calendários a cronômetros, passando pela redução do tempo de testes grátis, para serviços que trabalham assim, por exemplo.
É fundamental ser específico e claro a respeito dos valores de cada produto ou serviço colocado à venda. O preço final jamais pode representar uma surpresa ao cliente, e lembre-se de que taxas de juros por parcelamento, despesas de frete e semelhantes devem estar evidentes desde o primeiro contato.
Essa clareza estimula a criação de laços de confiança entre as pessoas e a marca. O objetivo consiste em encurtar o ciclo de vendas, mas os princípios corporativos precisam continuar iguais, sem jamais arriscar a relação saudável com o consumidor.
A produção de material para alimentar a jornada de compra exige a já citada integração dos times de marketing e vendas. Afinal de contas, todo conteúdo criado precisa chegar até o público-alvo, do contrário se torna inútil.
Somando forças para otimizar a identificação das demandas de cada grupo de leads, de acordo com seus respectivos estágios, é muito mais fácil atingi-los de maneira eficiente. Quem ainda dá os primeiros passos na jornada não deve receber o mesmo material de quem já está a um passo da finalização do negócio, por exemplo.
É a qualidade que determina a velocidade do avanço dos leads na jornada do cliente. Portanto, quanto melhor o gerenciamento das estratégias, mais fluido tende a ser o trânsito das pessoas dentro de cada estágio.
Nesse sentido, a parceria de uma equipe de marketing especializada pode fazer toda a diferença. Esse investimento ajuda a automatizar processos repetitivos, mapeando possíveis objeções antes mesmo de elas surgirem e, entre outras coisas, contemplando diversos dispositivos ao longo da jornada.
Encurtar a jornada do cliente não é sinônimo de falta de qualidade no atendimento, muito menos de má compreensão das demandas do consumidor. Trata-se de uma consequência da eficácia ao tomar decisões estratégias, pois a velocidade do fechamento de um contrato causa grande impacto para o negócio.
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