A administração de um negócio online exige atuação efetiva para criar autoridade e gerar leads. Afinal de contas, as oportunidades de vendas precisam ser potencializadas por meio das estratégias adequadas, atingindo o público certo com a devida eficiência. Nesse cenário, o Agile Marketing se destaca.
Flexibilidade, rapidez, foco no cliente e avaliações contínuas são alguns dos pilares desse conceito. O Agile Marketing consiste em um método de gestão de projetos baseado em ciclos curtos de trabalho, a partir de abordagens interativas, buscando a evolução contínua em todas as ações de marketing.
Essa agilidade, fazendo correções frequentes para manter um fluxo de crescimento, coloca a marca sempre um degrau acima da concorrência. Para entender mais a fundo sobre o assunto, continue conosco no post!
As bases desse conceito surgiram no setor de desenvolvimento de softwares e TI. Com o passar do tempo, porém, outras áreas do mercado identificaram a metodologia como ferramenta capaz de agregar agilidade e eficiência aos seus processos.
Em 2012, profissionais de marketing promoveram um evento em San Francisco, nos Estados Unidos, e lançaram o chamado Agile Marketing Manifesto, com os seguintes fundamentos:
Antes mesmo do já citado Agile Marketing Manifesto, veio à tona o Agile Manifesto, documento responsável por moldar todo o conceito de agilidade nos processos. Lançado em 2001, ele evidencia a relação da tecnologia com o Agile Marketing, pois foi desenvolvido por, conforme também ressaltamos acima, profissionais do ramo tecnológico.
A transformação digital cumpriu papel fundamental nesse contexto. Afinal de contas, ela demanda agilidade e mente aberta dos gestores, considerando que não se trata somente de um conjunto de ferramentas.
Portanto, a conexão entre tecnologia e Agile Marketing é o fator chave para fazer a marca andar na velocidade que a era digital exige. Aplicando estratégias ágeis em todos os seus departamentos, uma empresa consegue, aos poucos, quebrar barreiras e entrar no ritmo necessário.
Assim como outras mudanças de posicionamento, o Agile Marketing precisa de tempo e consistência até ser definitivamente implantado na cultura corporativa. O processo não acontece da noite para o dia, já que estão envolvidas novas posturas e maneiras de organização internas.
Além disso, a mentalidade também deve mudar, e este elemento pode atrapalhar empresas que não encaram a transformação com o foco ideal. De qualquer modo, o Agile Marketing garante várias vantagens, como as seguintes:
Um framework nada mais é do que um modelo de trabalho que possibilita a aplicação e o gerenciamento do Agile Marketing.
Normalmente oriundas do setor de desenvolvimento de softwares, essas ferramentas organizam o planejamento de atividades para eliminar ruídos, profusões de ideias, estouros de prazo etc. Os principais frameworks são:
Conforme ficou claro, o Agile Marketing representa modificações profundas na cultura de uma marca, desde a mentalidade até os procedimentos. Trata-se de uma estratégia capaz de assegurar inúmeros benefícios a quem a adota, e para colocá-la em prática é essencial entender cada etapa, usando o framework adequado e dando tempo ao tempo.
Se o post foi útil e você aprendeu o que gostaria a respeito da agilidade como conceito aplicado ao marketing, aproveite a visita ao blog e assine a nossa newsletter!
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