As áreas de marketing e vendas vivem separadas em sua empresa? Então, seus resultados provavelmente estão sofrendo com essa decisão.
Marketing e vendas são dois setores muito importantes para a sobrevivência de qualquer empresa. É o marketing que se encarrega de compreender o meio em que se situa e construir a imagem da marca para alcançar mais consumidores, enquanto vendas busca fechar negócio.
Porém, enxergar marketing e vendas como elementos separados é algo que pode prejudicar seriamente os seus resultados. Eles são setores da sua empresa que precisam estar totalmente alinhados em estratégia e atuação.
Fazer com que essas duas áreas possam trabalhar dessa forma pode ser bastante desafiador, dependendo das características da sua empresa e mercado. Independentemente disso, no entanto, sempre será altamente benéfico mantê-las em equilíbrio.
O marketing envolve processos que buscam identificar com precisão quais são as necessidades dos consumidores que a sua empresa pretende atingir. A partir dessas informações, são desenvolvidas campanhas com o intuito de atingir essas pessoas com mensagens personalizadas para convencê-las sobre o valor do seu produto ou serviço.
É a partir daí que o setor de vendas começa a agir, ao validar os potenciais consumidores levantados pelo setor de marketing para transformá-los em conversões. A abordagem de vendas se transforma dependendo de várias condições diferentes, desde o perfil do potencial comprador até a oferta que chamou a atenção dele.
Esse cenário descrito acima representa um equilíbrio bastante saudável entre marketing e vendas. É uma relação de colaboração, em que ambos trabalham em função dos mesmos objetivos e têm entendimentos alinhados a respeito de quem pretendem impactar e como.
Integrar marketing e vendas de maneira produtiva não é algo fácil. Cada empresa tem suas particularidades e um histórico entre os dois setores, o que pode tornar o processo mais complexo. No entanto, é fundamental entender quais são as principais dificuldades que podem surgir para, a partir delas, desenvolver planos de ação efetivos.
A seguir, estão destacados os principais desafios em marketing e vendas nas empresas. Confira.
Há casos em que o setor de marketing é quem tem uma ideia mais aprofundada sobre quem é exatamente o público a ser atingido por suas estratégias. Em outros, é o time de vendas. Isto representa um dos desafios que precisam ser vencidos: alinhar o entendimento das fatias de público-alvo a serem impactadas e suas particularidades mais específicas.
Não faz sentido que marketing e vendas trabalhem com objetivos diferentes e, pior ainda, não compartilhem informações em relação a esse trabalho. Um dos maiores desafios de alinhar esses dois setores é fazer com que atuem em função dos mesmos objetivos para que as suas ações sejam coerentes com eles.
O que cada setor planeja precisa estar sempre em total alinhamento com o outro. Marketing e vendas atuam com o objetivo de atrair clientes, cada um à sua maneira. Então, a ativação de ações integradas é um ótimo caminho para potencializar esse tipo de resultado. Desde o planejamento até a ativação, esse trabalho precisa ser conjunto.
Marketing e vendas são duas partes de um mesmo trabalho, o que exige um bom alinhamento entre elas. Ao vencer os desafios destacados neste artigo, você estará no caminho certo para uma atuação muito mais estratégica em função de seus objetivos.
Conheça mais ideias estratégicas que são capazes de renovar a forma como sua empresa faz negócios. Para isso, basta cadastrar seu e-mail aqui no blog!
Se o conteúdo foi útil para você, aproveite e siga a Personal Marketing Digital nas redes sociais: estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no LinkedIn!
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.