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Análise SWOT: como usar na sua estratégia de marketing?

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03/11/2020
Publicado por personal em 29/10/2020
Categorias
  • Marketing Digital
Tags
  • Análise SWOT

A cada dia que passa, o mercado tem apresentado diferentes desafios e forçado as áreas de marketing a tomarem decisões estratégicas mais rápidas e precisas. Para que isso aconteça, é necessário conhecer os pontos fortes e fracos dentro e fora da organização. A análise SWOT permite essa compreensão por meio de uma visão realista baseada em fatos e orientada por dados.

Conhecer quais são os diferenciais e as deficiências do seu negócio, assim como as oportunidades e ameaças do ambiente no qual está inserido, é fator fundamental para se manter competitivo. Nesse sentido, analisar os fatores internos permite entender características do momento atual ao mesmo tempo que olhar o ambiente externo facilita a definição dos próximos passos a serem tomados.

Forças (strengths), fraquezas (weakness), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) são os quatro pilares utilizados na análise SWOT e a base para a elaboração de um bom planejamento estratégico. Continue conosco e descubra como é possível aplicar essa ferramenta em suas estratégias de marketing digital!

Como aplicar a análise SWOT na sua estratégia de marketing?

Utilizar essa ferramenta para compreender tanto o ambiente interno (forças e fraquezas) quanto o externo (oportunidades e ameaças) é essencial. Veja como fazer isso na sua estratégia de marketing a seguir.

Forças

As forças são os pontos positivos internos que impactam sua estratégia de marketing e estão sob o seu controle. Por exemplo:

  • diferencial em relação aos concorrentes;
  • recursos (finanças, pessoas ou ferramentas) disponíveis que agregam valor a sua estratégia de marketing digital;
  • posicionamento da sua empresa no ambiente digital;
  • principais habilidades e competências para realizar ações em marketing digital.

Fraquezas

São as características da sua empresa que estão sob seu controle e que podem impactar em um melhor posicionamento de mercado se forem bem-trabalhadas. É importante fazer os seguintes questionamentos:

  • existe algum tipo de conhecimento que sua empresa precisa adquirir para otimizar sua estratégia de marketing digital?
  • Há o conhecimento necessário para aplicar as estratégias de marketing?
  • Existe limitação de recursos financeiros?
  • As ferramentas necessárias para implementar a estratégia estão disponíveis?

Oportunidades

Na análise SWOT, é preciso também olhar para fora e visualizar onde estão as oportunidades de crescimento e, sempre que possível, utilizá-las a seu favor. Para isso, responda às perguntas:

  • existe alguma demanda de mercado que você tenha mais conhecimento que seu concorrente (SEO, por exemplo)?
  • Quais novos serviços são demandados?
  • Você tem acesso mais rápido a novas ferramentas e tecnologias?

Ameaças

Tratam-se dos fatores que estão fora do seu controle e que ameaçam a sua estratégia de marketing. Analisar esses pontos envolve questões como:

  • em quais ações estratégicas de marketing seus concorrentes se destacaram mais?
  • Existe alguma regulamentação governamental que impede de aplicar sua estratégia?
  • Há novos concorrentes surgindo?

A análise SWOT é uma excelente ferramenta para desenvolver e confirmar seus objetivos e estratégia de marketing. Os benefícios de ter a visão global dos ambientes interno e externo permitem que sua empresa desenvolva com facilidade estratégias que o farão se destacar no mercado.

Gostou deste post? Se precisar de ajuda para fazer essa análise, entre em contato conosco. Estamos à disposição.

Sendo assim, acompanhe o trabalho da Personal Marketing Digital mais de perto: estamos no Instagram, no Facebook, no Twitter e no LinkedIn!

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