O marketing digital mudou nos últimos anos, por conta do impacto que teve a pandemia da COVID-19 e com isso se tornou essencial as empresas estarem atentas a essas transformações.
Se a forma de fazer marketing na internet se transformou, a sua empresa precisa mudar também para adequar-se às necessidades do mercado e não ficar para trás da concorrência.
Aqui neste texto, vamos mostrar um pouco mais sobre o que mudou dentro do marketing digital desde 2020 para cá.
Não deixe de acompanhar o texto até o final para saber tudo sobre o tema!
Uma das maiores mudanças no marketing digital foi a questão da humanização das marcas dentro da pandemia, algo que era essencial no momento do isolamento social.
Afinal, as marcas precisavam comunicar-se à distância com seu público, por meio da internet e dos dispositivos eletrônicos, por isso, essa estratégia foi imprescindível e trouxe bons resultados.
As empresas passaram a humanizar suas marcas e a aproximá-las para construir relacionamentos próximos e fortes entre elas e seus clientes, o que impulsionou também o chamado marketing social.
A pandemia da COVID-19 trouxe mudanças também em relação aos tipos de conteúdos criados para o marketing digital.
Muitas empresas tiveram que reduzir os investimentos feitos para criação de conteúdos, ainda mais aquelas que usavam os antigos modelos de produção.
Simultaneamente, as plataformas digitais passaram a ser utilizadas de uma maneira mais ampla e os conteúdos criativos começaram a dominar a internet.
Os influenciadores ganharam muito espaço, com a entrega de conteúdos de maior qualidade para o seu público cada vez mais fiel, o que fez um grande número de empresas atentarem-se para a importância das parcerias.
A mudança no marketing digital passou também por uma transformação nos consumidores, que tornaram-se muito mais conscientes.
Mais do que nunca, eles têm o poder de decisão em suas mãos, pesquisam mais e realmente pensam sobre aquilo que é essencial em suas vidas.
A partir disso, foi preciso também que as marcas mudassem, usando estratégias que realmente convencessem os seus clientes que o produto ou serviço ofertado é necessário.
Sem essa visão, dificilmente será possível que você consiga conversões e vendas para manter o seu negócio competitivo no mercado na atualidade.
As vendas online vinham tendo um aumento constante nos últimos anos, um indício das mudanças na forma de consumir da população, à medida que o acesso à internet é maior para todos.
Entretanto, não há como negar que a pandemia da COVID-19 aumentou expressivamente as vendas online, com o e-commerce no Brasil tendo um crescimento de 75% no 1º ano do coronavírus.
Com o maior isolamento, durante os piores momentos da pandemia, as pessoas passaram a comprar muito online e essa é uma tendência que deve permanecer, mesmo com as coisas voltando ao normal.
As marcas precisam estar cada vez mais atentas ao mercado digital e às vendas online, para que consigam adaptar-se às novas tendências e assim fazer um marketing melhor e mais eficaz.
Como foi visto aqui, o marketing digital mudou nos últimos tempos, levado pela pandemia, que transformou hábitos dos consumidores e obrigou as marcas a se reestruturarem no mercado.
Neste texto, mostramos algumas das tendências do marketing pós-pandemia, sendo essencial conhecê-las para que a sua empresa possa se adaptar-se a essas mudanças e não perder espaço para as concorrentes.
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