No Comment

Inbound Sales: o que é, vantagens, metodologia e mais!

O comportamento de compra do consumidor avançou junto com as novas tecnologias que foram desenvolvidas no decorrer dos anos. Portanto, as empresas precisaram criar estratégias para continuar crescendo no mercado. Uma dessas criações é o inbound sales!

A seguir, você entenderá esse conceito e como as marcas estão trabalhando diariamente para manter as suas vendas em crescimento constante, mesmo com o aumento da concorrência e períodos de crises econômicas.

Quer saber mais? Então continue a sua leitura para entender como é possível alcançar novos resultados!

Qual é a definição para inbound sales?

O foco do inbound sales é parecido com o inbound marketing. O seu principal objetivo é fazer com que o cliente encontre a empresa em vez de designar vendedores para buscar possíveis compradores. Sua intenção é entender as necessidades, dores, frustrações e expectativas para resolver todos os problemas do consumidor quando ele se interessar pelos produtos ou serviços da marca.

Como essas ações são aplicadas dentro mercado?

O inbound sales é trabalhado junto com o marketing, dessa forma, os leads são capturados e trabalhados nos estágios do funil até que sejam entregues ao time de vendas para a finalização da negociação.

Com isso, as ações interferem desde a qualificação dos leads até a venda consultiva — quando o vendedor compreende os desejos e necessidades do cliente, trabalhando para entregar o serviço ou produto ideal. Outros fatores que influenciam no desenvolvimento dessa metodologia são as ferramentas de automação, capazes de detectar os acessos dos usuários, informar as páginas visitadas e o tempo de conexão.

As empresas buscam com o inbound sales absorver o máximo de informações possíveis dos seus consumidores. Dessa forma, na hora da compra, é possível proporcionar a experiência que esse cliente está esperando.

Quais são as principais vantagens dessa estratégia?

A Velocify publicou um estudo que aponta dados surpreendentes sobre o inbound sales! Segundo a pesquisa, 60% dos empresários que responderam as questões afirmaram que essa técnica influencia diretamente na lucratividade empresarial, por se tratar de um recurso mais acessível.

Existem diversos benefícios que podem ser observados por empresas que adotam esse recurso. Separamos uma lista com os principais tópicos para que você consiga visualizar as vantagens deste investimento:

  • permite o crescimento rápido do time de vendas;
  • melhora a produtividade dos vendedores;
  • facilita o treinamento e a preparação dos profissionais;
  • auxilia no crescimento das vendas;
  • acelera o ritmo dos negócios.

Como os resultados do inbound sales podem ser avaliados?

São tantas as vantagens e qualidades que precisamos comprovar a eficácia dessas estratégias, não é mesmo? Portanto, preparamos as métricas mais recomendadas para analisar os números obtidos com o inbound sales de uma empresa:

Retorno Sobre Investimento (ROI)

Quanto é necessário investir para estruturar o inbound sales dentro de uma empresa? Com o cálculo do ROI, a marca calcula o seu avanço com a inserção do recurso.

ROI = {(RECEITA – CUSTO) / CUSTO} x 100

Custo de Aquisição

Você já calculou quanto a empresa investe para conseguir adquirir um novo cliente? Esse resultado é essencial para confirmar que o inbound sales reduz esse investimento em pouco tempo, aumentando os lucros conforme o esperado!

CAC = SOMA DOS INVESTIMENTOS / NÚMERO DE CLIENTES ADQUIRIDOS

Life Time Value (LTV)

Essa métrica serve para calcular a saúde da empresa. Sabe como? Com esse resultado, uma marca consegue entender qual é o retorno de um cliente depois da conversão. Ou seja, quanto um consumidor rende para uma companhia após a sua aquisição.

LTV = VALOR TICKET MÉDIO x TEMPO DE RETENÇÃO DE CLIENTES

O inbound sales, sem dúvidas, é uma ótima estratégia para as empresas que desejam permanecer crescendo em um mercado que apresenta uma constante mudança. Embora seja necessária a realização de investimentos iniciais, os retornos são ainda maiores, com chances reais de expansão perante o público-alvo.

Gostou deste texto? Então que tal aprender a ainda mais sobre o assunto? Assine agora a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de e-mail!

Relacionados

Solicite aqui um Raio-X completo do Marketing Digital da sua empresa.Totalmente Grátis!

Posts Relacionados
Entenda o poder dos 4ps do marketing na prática ( 25 dez,2018 )
Estratégias de marketing digital para B2B e B2C: descubra as diferenças! ( 1 jan,2019 )
Quais são os tipos de conteúdo que o seu blog deve explorar? ( 20 set,2018 )
LinkedIn para empresas: os 5 segredos para ter sucesso ( 11 dez,2018 )
Guia: como é possível atrair clientes por meio da tecnologia? ( 3 maio,2018 )
Quer saber mais sobre Marketing Digital? Clique aqui e baixe nossos e-books