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Saiba como evitar os 5 maiores erros de automação de marketing

Você provavelmente já sabe de todos os benefícios que a automação de marketing pode trazer para a sua empresa. No entanto, eles somente estarão ao seu alcance se você souber como usar essa ferramenta da maneira correta. É muito fácil cair em alguns erros que podem prejudicar os seus resultados.

Como qualquer outro recurso de marketing, a automação precisa satisfazer perfeitamente as necessidades da sua empresa. Além disso, tem de se encaixar no restante da estratégia da marca e ser capaz de impactar positivamente o seu público-alvo.

Isso vai além de simplesmente configurar a sua ferramenta de automação de marketing e deixá-la funcionando. Por mais que ela livre você de tarefas manuais, ainda assim é necessário realizar uma manutenção detalhada desses processos. Somente assim será possível aproveitar bons resultados com esse recurso.

Conheça a seguir os 5 maiores erros de automação de marketing e saiba como evitá-los.

1. Pensar que a ferramenta automatiza tudo

Trabalhar com automação de marketing oferece vários benefícios para a produtividade da equipe, mas isso não significa que você precisa abandonar esse trabalho completamente. É necessário configurar adequadamente seus envios e fazer as adaptações necessárias conforme a sua campanha se desenvolve. A partir dos seus resultados, você deve detectar oportunidades de melhorias e implementá-las.

2. Não atualizar a lista de usuários regularmente

A saúde da sua campanha de automação de marketing não depende apenas da ferramenta. Você precisa dedicar tempo e atenção para a manutenção da lista de contatos da sua empresa para que sempre seja possível conquistar engajamento com os seus envios. Isso envolve se certificar de que possui segmentos que condizem com as suas personas e excluir contatos inválidos regularmente.

3. Segmentar a base incorretamente

A automação de marketing serve para garantir a entrega do conteúdo certo para os grupos corretos de pessoas. A ferramenta não terá essas ideias sozinha, então você precisa planejar bem como será segmentada a sua base de contatos. Isso significa dividir sua lista baseando-se em algum critério que faça sentido para a sua estratégia e pensar em um conteúdo adequado para cada parte.

4. Ignorar a importância do funil de vendas

Uma estratégia de automação de marketing precisa se apoiar em um funil de vendas para que seja possível sempre entregar o material ideal para o público. Não importa se você tem a melhor ferramenta do mercado, ela não trará bons resultados se a estratégia não estiver estruturada em um método como o funil de vendas.

5. Não otimizar de acordo com resultados

Uma das principais vantagens do marketing digital é poder acompanhar os números das suas campanhas em tempo real. Portanto, aproveite esse benefício ao tornar os seus envios cada vez melhores ao se basear nos seus resultados para realizar as mudanças necessárias em sua estrutura de atuação de marketing. Sem isso, fica impossível se aprimorar. Por exemplo, se a taxa de abertura está baixa, é necessário rever a redação dos seus assuntos.

Já ficou bastante claro o quanto é preciso se planejar muito bem para utilizar automação de marketing, não é? Esse recurso pode trazer excelentes resultados para a sua empresa, mas somente se você tiver a postura adequada para lidar com as suas funcionalidades e implementá-la corretamente junto ao restante da estratégia da marca. Conte com uma agência de marketing digital para garantir os seus acertos.

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