No Comment

5 Etapas do Funil de Vendas que Vai Funcionar para Você ou sua Empresa

funil de vendas

Nesse artigo vamos falar um pouco de estratégias, ferramentas e informação de mercado. No final temos um infográfico “novinho” para você. Confira!

Bem, então vamos lá! Esse Funil de Vendas é a essência do Marketing de Resultado que possui 5 etapas principais e funciona para qualquer empresa de qualquer segmento, porte ou região:

#1. Atrair – Num primeiro momento, resumidamente, a estratégia de Marketing deve estar focada em efetivamente atrair “leads” (clientes em potencial) para seu negócio. Afinal todo “relacionamento” inicia em se conhecer uma pessoa, ou nesse caso, uma empresa ou um profissional. Nessa etapa usa-se vários tipos de “armas” do “arsenal” de Marketing. Destacam-se E-mail Marketing, a Otimização do Site para os buscadores, disparos de SMS, Anúncios em Mídias Pagas, Postagens Orgânicas nas Principais Redes Sociais (texto e gráfico), entre outros. Tudo isso com o objetivo de conseguir o envolvimento do “lead” com sua empresa e leva-lo até seu site que já deve estar num layout atrativo, moderno e preparado para funcionar em dispositivos móveis ou “mobile”.

#2. Converter – Bem, 50% do trabalho foi feito, porque nessa etapa já terá conseguido fazer com que seu “futuro cliente” já chegasse ao seu site ou loja. Agora é necessário conhecer esse futuro cliente, ou seja, para isso seu site deve ter formulário de contato, newsletter, talvez um formulário de orçamento, uma enquete de pesquisa ou alguma outra forma que faça com que seu cliente seu cliente “interagir” no seu site. Aqui o principal objetivo é apresentar seus produtos ou serviços da forma mais adequada possível e coletar informações sobre ele. Como nome, e-mail, idade, sexo, cidade, bairro e por ai vai. Não precisa ser tudo ao mesmo tempo, mas quanto mais informação melhor será.

#3. Relacionar – Agora que já possui o “lead” efetivamente, ou seja, algumas informações sobre seu cliente em potencial, então é o momento de criar um relacionamento com esse novo contato, pois já o conhece um pouco. Esse relacionamento é feito basicamente através da disponibilização de conteúdo útil a cerca de seu mercado, como e-books, infográficos, PDFs ou porque não descontos, já até pensando numa estratégia de Marketing um pouco mais “agressiva”. Esse relacionamento irá criar de antemão uma fidelização entre o futuro cliente e sua marca e empresa. Dessa forma, caso ele ainda não esteja preparado para comprar, certamente quando for o momento irá procurar sua empresa ou sua loja (online ou física).

#4. Vender – Finalmente chegou o “derradeiro” momento da venda. Pode ser uma venda direta, indireta ou até online mesmo. O importante é zelar pelo atendimento, preço, entrega, prazo e garantia, seja um produto ou serviço. Fazendo tudo da melhor forma possível certamente terá fidelizado agora seu novo cliente e ele sempre voltará quando precisar.

#5. Analisar – Passando por todas as etapas desse “funil de vendas”, agora terá condições de mensurar os resultados de todas suas ações e estratégias anteriores e verificar seu Retorno de Investimento (ROI). Além disso, já terá informações suficientes para “personalizar” suas próximas ações de forma que atinjam determinados subgrupos em determinados momentos específicos. Inclusive também, permite saber o momento certo para o lançamento de novos produtos e serviços e quais os melhores canais para isso. Ressaltando (o óbvio) apenas que cada canal tem suas peculiaridades.

Enfim esse é o funil do Marketing de Resultado, se quiserem saber mais acessem nosso site, entre em contato conosco por e-mail ou telefone. Também aproveitamos o ensejo, para convidar Você para participar da 1ª Palestra de Marketing Digital da Personal com o tema, “A Mudança de Comportamento dos Consumidores na Era da Informação”. Entre outras coisas você saberá como ter mais presença na WEB, podendo ter mais conversões e vendas. Para se inscrever GRATUITAMENTE, clique aqui ou faça pela nossa Fan Page através do botão “Cadastre-se”.

Finalmente, conforme o prometido também temos um infográfico para você, clique aqui para baixá-lo.

Bons Negócios!
Equipe Personal Marketing Digital

Relacionados

Solicite aqui um Raio-X completo do Marketing Digital da sua empresa.Totalmente Grátis!

Posts Relacionados
Auto Center Ribeiro Mogi estreia site com a Personal Marketing Digital ( 14 jun,2018 )
Certificado Digital SSL: o que é e qual a importância para seu site? ( 18 out,2017 )
Microinfluenciadores em estratégias digitais: como utilizá-los ( 22 mar,2018 )
Odontologia de última Geração ( 8 jan,2016 )
5 perfis de consumo que você precisa conhecer ( 8 mar,2018 )
Quer saber mais sobre Marketing Digital? Clique aqui e baixe nossos e-books