A plataforma de publicidade online do Google mudou, acompanhando a transformação digital. A partir do segundo semestre de 2018, passa a se organizar em três grandes blocos.
Um deles é o Google Ads, a versão melhorada e amplificada do Google AdWords. Os outros dois são o Google Marketing Platform, que reúne as ferramentas de análise, e o Google Ad Manager, onde estão as ferramentas para produtores de conteúdo.
Mas não foram só os nomes que mudaram. As ferramentas foram reorganizadas e ganharam novos atrativos, como a inteligência artificial. Por isso, se você deseja entender melhor todas essas mudanças para incrementar suas estratégias de marketing digital, está no post certo. Tenha uma ótima leitura!
A ferramenta de anúncios do Google perdeu a palavra “Word” que fazia parte de seu nome, pois os links patrocinados aos quais ela fazia referência há 18 anos, quando foi criada, já não são mais os únicos recursos da ferramenta, que hoje conta com anúncios gráficos e em vídeo também. Por isso, Adwords passou a se chamar apenas Ads.
Mas essa não foi a única mudança na ferramenta. Ela também ganhou as Campanhas Smart, focadas em facilitar a vida dos pequenos anunciantes por meio de machine learning, que torna possível a automatização de algumas ações para atração de clientes.
O Ad Manager unifica as plataformas de mídia programática do Google, Doubleclick for Publishers e DoubleClick Ad Exchange, simplificando a vida dos parceiros do Google — os produtores de conteúdo — na hora de vender espaços para seus anunciantes e assim aumentando seus lucros.
Já o Google Marketing Platform reúne as ferramentas de gestão de anúncios em mídia programática, o Double Click, com as ferramentas de análises do Analytics 360. Dessa forma, ficou mais fácil acompanhar se as metas estabelecidas estão sendo cumpridas e, claro, modificar campanhas de acordo com a sua performance.
Além disso, a empresa também reuniu, dentro do Google Marketing Platform, as funções Campaign Manager Studio, DoubleClick Bid Manager e Audience Center, que, integradas, passaram a se chamar Display e Video 360.
Essa mudança pretende agilizar a colaboração entre agência, equipes de mídia e de criação, reunindo num mesmo lugar todas as ferramentas necessárias para a execução de uma campanha completa.
Ao longo dos seus 18 anos de existência, as ferramentas de publicidade online do Google se tornaram cada vez mais poderosas e complexas. Hoje, quem chega para anunciar dificilmente conseguirá conhecer de ponta a ponta todas as vantagens que ela oferece.
Em compensação, existem agências especializadas em campanhas Google que acompanharam todas essas melhorias e aprenderam a lidar com cada novo recurso implementado, adquirindo uma enorme experiência na otimização dos resultados. Por isso, quem deseja anunciar na gigante das buscas deve procurar a ajuda de uma dessas agências e seus profissionais qualificados.
Todas essas alterações na plataforma de publicidade do Google ajudaram a criar a expectativa de uma nova fase para os anúncios online. Espera-se que nos próximos meses mais mudanças interessantes aconteçam, beneficiando ainda mais usuários, produtores de conteúdo e anunciantes.
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.