No Comment

Veja 5 checklists de marketing para organizar sua estratégia

Garantir uma boa organização dos processos é essencial na hora de desenvolver uma campanha de marketing. Para o profissional da área, é preciso ter recursos para avaliar como estão suas ações e, caso existam lacunas, saber onde existe a necessidade de ajustes.

Parece complicado? Pois saiba que não precisa ser. Usando as checklists de marketing certas, você consegue melhorar a imagem da sua empresa e dar a ela condições para aparecer mais e melhor.

Ficou interessado? Então, não perca tempo e confira nossas dicas.

5 checklists de marketing para a sua estratégia

1. Otimizações de SEO

Atenção à arquitetura do seu site. Verifique se suas páginas não estão marcadas em apenas uma única categoria, dificultando o trabalho dos algoritmos de buscadores. Da mesma forma, confira se as páginas internas apresentam link para páginas superiores e se existem links quebrados. Além disso, é preciso se certificar de que a velocidade de carregamento do site é adequada e que as URL’s são amigáveis. Avalie os títulos, procurando evitar problemas, como títulos duplicados.

Atenção também às meta descriptions, garantindo não existirem duplicações, descrições muito longas ou páginas em que elas estejam ausentes.

Veja se o site possui um sitemap.xml e se ele está em ordem. Além disso, fique atento a problemas como página de erro 404 e o uso inadequado de heading tags (H1, H2, H3…). Atenção também às imagens. Adicione a tag title e alt nelas.

2. Organização de posts em redes sociais

É preciso agendar os posts para um período em que eles possam ser mais bem trabalhados. A ideia é que você defina com antecedência a frequência de suas postagens sem que sua equipe precise estar diariamente procurando atualizações e publicando.

Isso não significa se ausentar das redes, pois o monitoramento deve ser diário, mas sim criar uma série lógica de publicações pertinentes e frequentes.

3. Calendário de e-mail marketing

Para que o e-mail marketing seja uma ferramenta útil para as suas necessidades, é preciso que seja devidamente utilizada.

Faça o planejamento do envio de newsletter e e-mails promocionais. Definindo as datas de envio das campanhas e o conteúdo de cada uma delas, é possível alinhar isso com o calendário de publicações e, assim, tornar o seu alcance maior.

Faça essa organização e automatize os processos para fazer com que sua equipe ganhe tempo em suas ações.

4. Blogs

Seu blog precisa ter ao menos uma publicação semanal. Sendo assim, uma vez por semana escreva, revise e publique. Esse controle pode ser feito por um editor responsável pela área de conteúdo e tornar o trabalho da equipe mais organizado.

Assim, você garante que eventualidades não prejudicarão seu site e, consequentemente, os benefícios que uma boa campanha de conteúdo pode trazer.

Análise periódica

Para dar conta de todos esses compromissos da sua checklist de marketing, crie rotinas diárias, semanais e mensais. Assim, uma vez por dia, você pode analisar o relatório diário, monitorar as redes sociais e marcar leads como oportunidade.

Uma vez por semana, você pode agendar posts nas mídias sociais, fazer o acompanhamento do relatório semanal e desenvolver materiais para serem publicados no blog.

Por fim, mensalmente, defina o calendário de publicações, identifique oportunidades de SEO e planeje e programe o envio de campanhas de e-mail marketing para seus clientes.

Seguir corretamente essas orientações permite que a sua estratégia seja mais efetiva, por isso, não abra mão delas e de manter suas ações sempre sob controle.

Curtiu o artigo sobre checklists de marketing? Então, confira também nosso texto “Native Ads: entenda o que são e como eles funcionam”.

Relacionados
Posts Relacionados
Guia: como é possível atrair clientes por meio da tecnologia? ( 3 maio,2018 )
Site responsivo: saiba como ele pode aumentar o número de vendas ( 29 set,2016 )
5 soluções para aumentar o tempo de permanência do visitante no seu site ( 6 set,2018 )
Self Tactical Defense: mais um cliente da Personal Marketing Digital que inicia 2018 com cara nova! ( 26 jan,2018 )
Os 7 erros de Marketing Digital que a sua empresa não pode cometer ( 8 ago,2016 )
Quer saber mais sobre Marketing Digital? Clique aqui e baixe nossos e-books