Hoje, seja por computadores, smartphones ou tablets, já são mais de 2 bilhões de pessoas conectadas, com pleno acesso a conteúdo e informações. A internet é parte essencial do dia a dia, influindo em como nos relacionamos, comunicamos, procuramos serviços e produtos. Na rede digital, consumimos informação e, para qualquer empresa, torna-se imprescindível entender as vantagens da produção de conteúdo digital!
Existem diversas estratégias de marketing digital. Dentre elas, podemos citar o Inbound Marketing, a qual, aliada ao Marketing de Conteúdo, pode fazer toda a diferença para sua marca. Para saber mais sobre essas duas formas de marketing, suas características e aplicabilidades, confira a seguir!
O Inbound Marketing se baseia no relacionamento horizontalizado com o público-alvo segmentado, com o intuito de criar uma rede de nutrição de leads na internet.
Portanto, opera com o direcionamento específico, procurando dar visibilidade da marca a quem já está potencialmente interessado, por meio de segmentações nas ferramentas de divulgação, como a rede de display e uso de adwords, redes sociais, critérios de relevância (SEO) nos sites de buscas como o Google.
Em outras palavras, o Inbound Marketing é uma estratégia que se baseia na construção de relações com os potenciais clientes, ou leads.
É comum considerar o Marketing de Conteúdo como espécie da qual o Inbound Marketing é gênero. Quer dizer, ao se fazer Marketing de Conteúdo, já se está trabalhando dentro do Inbound Marketing, embora o contrário não seja necessariamente verdadeiro.
O Marketing de Conteúdo se define pela criação de conteúdo atrativo ao público-alvo com tema relacionado à marca, utilizando critérios de SEO, escaneabilidade, palavras-chaves e outros.
Algumas das vantagens da Produção de Conteúdo dentro da estratégia maior de Inbound Marketing são o menor custo, direcionamento de público, nutrição de leads e a mensurabilidade. Vejamos!
Investir em marketing de conteúdo vale a pena em consideração ao seu baixo custo em relação à alta possibilidade de conversão e retorno.
A produção de conteúdo pode ter uma reverberação orgânica alta na rede, mantém-se hospedada no blog/site por tempo indeterminado e tem apelo atrativo alto. E, claro, sua produção exige valores agregados menores.
Outra vantagem de investir na produção de conteúdo dentro do Inbound Marketing é a possibilidade de melhor segmentação e direcionamento de público.
Afinal, o conteúdo já é produzido para atrair a atenção do potencial consumidor, com critérios de melhor escaneabilidade na leitura e pensando sempre na experiência do usuário. Também se considera os critérios necessários para atingir ranqueamento nos mecanismos de busca.
Gerar conteúdo interessante e atrativo é o cerne de utilizar a produção de conteúdo no Inbound Marketing. Com isso, gera-se leads mais qualificados e um conteúdo de qualidade tem melhores chances de nutrir leads, mantendo seu interesse na empresa.
A capacidade de mensurabilidade do sucesso da campanha é muito importante para medir a eficiência de uma campanha de Inbound, especialmente focada na produção de conteúdo.
Esses indicadores são os acessos ou o ROI, métrica que demonstra se o capital investido está sendo lucrativo. Afinal, apenas ter acessos no site ou seguidores nas redes sociais não tem sentido se não há conversão em vendas.
Ou seja, a produção de conteúdo, quando feita sob parâmetros técnicos profissionais, é uma das melhores formas de atrair o público-alvo e criar engajamento. Portanto, produzir conteúdo interessante, atrativo e direcionado se torna imprescindível para uma estratégia bem-sucedida de Inbound Marketing!
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