No Comment

Por que a produção de conteúdo é um dos motores do Inbound Marketing?

Hoje, seja por computadores, smartphones ou tablets, já são mais de 2 bilhões de pessoas conectadas, com pleno acesso a conteúdo e informações. A internet é parte essencial do dia a dia, influindo em como nos relacionamos, comunicamos, procuramos serviços e produtos. Na rede digital, consumimos informação e, para qualquer empresa, torna-se imprescindível entender as vantagens da produção de conteúdo digital!

Existem diversas estratégias de marketing digital. Dentre elas, podemos citar o Inbound Marketing, a qual, aliada ao Marketing de Conteúdo, pode fazer toda a diferença para sua marca. Para saber mais sobre essas duas formas de marketing, suas características e aplicabilidades, confira a seguir!

Definição de Inbound Marketing

O Inbound Marketing se baseia no relacionamento horizontalizado com o público-alvo segmentado, com o intuito de criar uma rede de nutrição de leads na internet.

Portanto, opera com o direcionamento específico, procurando dar visibilidade da marca a quem já está potencialmente interessado, por meio de segmentações nas ferramentas de divulgação, como a rede de display e uso de adwords, redes sociais, critérios de relevância (SEO) nos sites de buscas como o Google.

Em outras palavras, o Inbound Marketing é uma estratégia que se baseia na construção de relações com os potenciais clientes, ou leads.

Diferenças entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo

É comum considerar o Marketing de Conteúdo como espécie da qual o Inbound Marketing é gênero. Quer dizer, ao se fazer Marketing de Conteúdo, já se está trabalhando dentro do Inbound Marketing, embora o contrário não seja necessariamente verdadeiro.

O Marketing de Conteúdo se define pela criação de conteúdo atrativo ao público-alvo com tema relacionado à marca, utilizando critérios de SEO, escaneabilidade, palavras-chaves e outros.

Algumas das vantagens da Produção de Conteúdo dentro da estratégia maior de Inbound Marketing são o menor custo, direcionamento de público, nutrição de leads e a mensurabilidade. Vejamos!

Menor custo

Investir em marketing de conteúdo vale a pena em consideração ao seu baixo custo em relação à alta possibilidade de conversão e retorno.

A produção de conteúdo pode ter uma reverberação orgânica alta na rede, mantém-se hospedada no blog/site por tempo indeterminado e tem apelo atrativo alto. E, claro, sua produção exige valores agregados menores.

Direcionamento de público

Outra vantagem de investir na produção de conteúdo dentro do Inbound Marketing é a possibilidade de melhor segmentação e direcionamento de público.

Afinal, o conteúdo já é produzido para atrair a atenção do potencial consumidor, com critérios de melhor escaneabilidade na leitura e pensando sempre na experiência do usuário. Também se considera os critérios necessários para atingir ranqueamento nos mecanismos de busca.

Melhor nutrição de leads

Gerar conteúdo interessante e atrativo é o cerne de utilizar a produção de conteúdo no Inbound Marketing. Com isso, gera-se leads mais qualificados e um conteúdo de qualidade tem melhores chances de nutrir leads, mantendo seu interesse na empresa.

Mensurabilidade

A capacidade de mensurabilidade do sucesso da campanha é muito importante para medir a eficiência de uma campanha de Inbound, especialmente focada na produção de conteúdo.

Esses indicadores são os acessos ou o ROI, métrica que demonstra se o capital investido está sendo lucrativo. Afinal, apenas ter acessos no site ou seguidores nas redes sociais não tem sentido se não há conversão em vendas.

Ou seja, a produção de conteúdo, quando feita sob parâmetros técnicos profissionais, é uma das melhores formas de atrair o público-alvo e criar engajamento. Portanto, produzir conteúdo interessante, atrativo e direcionado se torna imprescindível para uma estratégia bem-sucedida de Inbound Marketing!

Tem interesse em desenvolver uma estratégia de Inbound Marketing com produção de conteúdo de qualidade? Então procure profissionais habilitados! Entre em contato conosco!

Relacionados
Posts Relacionados
Como calcular o ROI das suas campanhas do AdWords ( 26 jun,2017 )
É gerente de marketing? 5 ferramentas que você precisa conhecer ( 27 abr,2017 )
5 dicas para vencer as objeções de vendas mais comuns! ( 2 out,2017 )
PageRank: o que é e qual sua importância para meu site? ( 7 jul,2016 )
Descubra agora as vantagens da segmentação de marketing no digital ( 24 maio,2018 )
Quer saber mais sobre Marketing Digital? Clique aqui e baixe nossos e-books