Ao planejar suas ações de marketing, você não deve parar quando o seu lead converte. Afinal, o pós-venda é tão importante quanto tudo o que vem antes. E essa etapa tem um papel fundamental no Inbound Marketing.
Depois da fase de atrair, converter e fechar, chega o momento de encantar o cliente. Ou seja, é nessa hora que você precisa ativar ações concentradas em surpreender positivamente quem já comprou de você e fidelizar esse público para gerar mais negócios.
Diferentemente do que acontece com os outros estágios, o encantar é constante. Portanto você nunca deve parar de buscar soluções cada vez melhores para quem já é seu cliente, senão arrisca perdê-lo para os concorrentes. Para saber como evitar esse problema, continue lendo nosso post!
Há cada vez mais concorrência em diversos mercados. Isso provavelmente se aplica ao seu, também. O público nunca teve acesso a tantas opções diferentes, fazendo com que possa trocar de marca com grande facilidade, se enxergar valor em uma alternativa.
Esse cenário causa bastante preocupação, já que nada garante que o seu cliente continuará comprando de você, mesmo já tendo feito isso uma vez. Para evitar esse problema, você precisa implementar ações focadas em encantar esse público.
O último estágio de uma estratégia de Inbound Marketing traz como principal foco a fidelização de quem já comprou uma vez de você. É algo que ajuda a garantir mais negócios com esse público ao mesmo tempo em que aumenta as chances de ganhar recomendações positivas dele.
Com a melhoria das tecnologias utilizadas no setor comercial, já é possível saber muito a respeito do perfil e das preferências de um cliente e adaptar uma oferta exatamente às necessidades dele. Isso aumenta, e muito, o seu potencial de sucesso.
Mesmo quem já fechou negócio pode se interessar por novos produtos ou serviços. Por terem um contato anterior com a sua empresa, a aproximação pode ficar ainda mais fácil. Na fase de encantar, é o momento de oferecer condições especiais para esses clientes aproveitarem as novidades.
Quem já está utilizando o seu produto pode ter uma experiência ainda melhor ao consumir conteúdo de qualidade relacionado a ele. Pense no efeito positivo de uma marca de cosméticos que constantemente ensina seu público a cuidar da pele e se arrumar com visuais cada vez mais arrojados. Esse é o papel da fase de encantar.
A publicação de depoimentos é algo que pode convencer até os mais indecisos dos clientes. Eles confiam mais em uma avaliação do que em uma mensagem publicitária tradicional. Uma boa estratégia na fase de encantar é capaz de aumentar o seu número de depoimentos positivos.
Para que a sua fase de encantamento do Inbound Marketing funcione bem, ela precisa estar plenamente integrada às demais. Isso envolve utilizar os canais de marketing que trouxeram sucesso e aproveitar os dados obtidos dos clientes.
Conhecer o perfil do seu público é fundamental. Além disso, é importante entender como seus clientes estão usando o seu produto e as suas principais necessidades a partir desse momento.
A implementação de ações de encantamento no Inbound Marketing deve buscar, acima de tudo, a satisfação do cliente. Tenha sempre um contato próximo com essas pessoas para acertar sempre!
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