Qualquer profissional que trabalhe na atualidade com o marketing digital precisa saber a importância de manter um bom relacionamento com o consumidor. Fazer a nutrição de leads, por exemplo, é um trabalho que impacta diretamente no aumento de vendas, determinante para o futuro do negócio.
Neste artigo, mostraremos como estabelecer um bom fluxo de nutrição de leads. Começando pela conceitualização da expressão para que você possa desenvolver um trabalho de qualidade!
O fluxo de nutrição é uma estratégia de inbound marketing seu objetivo: levar um lead de um ponto a outro. A nutrição acontece por meio do oferecimento de informações de qualidade e relevantes. Isso ajuda a estabelecer um relacionamento entre a empresa e o cliente.
Por meio do envio de e-mails, por exemplo, o lead poderá aprender sobre os produtos e serviços ofertados pelo negócio. São os conteúdos os grandes responsáveis por oferecer mais confiança ao consumidor. Para que ele tome a decisão de compra no momento certo.
O funil de vendas tem uma relação direta com o fluxo de nutrição de leads. Ele representa os três estágios desde a descoberta, passando pelo reconhecimento do problema, até a avaliação das soluções. São essas fases denominadas de topo, meio e fundo de funil que determinarão o tipo de conteúdo e sua profundidade para educar o consumidor.
Quando a pessoa está no topo do funil demandará mais conteúdos de nutrição. No meio, é importante que os materiais foquem em sanar as dúvidas do consumidor para que ele não se arrependa da compra.
Por sua vez, no fundo de funil é importante entregar conteúdos que mostrem os diferenciais da empresa, visto que é nessa fase que a maior parte das decisões de compra são tomadas.
Para garantir que o fluxo de nutrição de leads seja eficaz é preciso aplicar algumas práticas. Conheça algumas!
Ao usar ferramentas de automação de marketing, você consegue trabalhar em escala, melhorando os resultados da empresa. Por meio de um software é possível identificar, realizar o acompanhamento e ainda trabalhar de maneira personalizada com o seu público, independentemente da fase em que ele se encontra no funil de vendas, contribuindo para a melhora no relacionamento.
Como mostramos no tópico sobre o funil de vendas, existem 3 estágios da jornada de compra. Logo, materiais devem ser produzidos para cada um deles, criando um elo entre os assuntos abordados. Outra questão importante é ofertar materiais ricos, que são os e-books, webinars e outros conteúdos que valorizem a marca diante do consumidor.
Durante o fluxo de nutrição é importante estabelecer indicadores de desempenho que ajudarão a entender a performance de suas ações, especialmente no e-mail marketing. Entre as principais métricas podemos destacar:
Ao estudá-los será possível criar conteúdos em cima das estratégias que apresentaram melhor desempenho. Consequentemente, as ações têm mais chances de obter os resultados positivos propostos pela empresa.
Criar e gerenciar um fluxo de nutrição de leads é uma tarefa que exige planejamento, mas também dedicação e estudo sobre os clientes. Afinal, para estabelecer um bom relacionamento com eles é preciso conhecê-los.
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