Pensar na experiência do cliente é algo que faz parte da sua rotina? Ela trata-se de uma das partes mais importantes da administração de um negócio e, em hipótese alguma, pode ser esquecida ou negligenciada. Afinal, a concorrência cresce cada vez mais e pode tomar o seu espaço.
Para acertar nesse aspecto, você tem que voltar a sua atenção para os pontos de contato do seu cliente com a sua marca. São várias as formas que ele interage com você, seja ao acessar o seu site em busca de um serviço até quando precisa de um atendimento.
Tendo em mente a importância desse assunto, é necessário implementar uma estratégia eficaz para focar na experiência do cliente. Se você ainda não colocou isso em prática na sua empresa, não se preocupe, pois vamos lhe dar o suporte necessário para esse trabalho.
Conheça, a seguir, 5 ótimas formas de melhorar a experiência do cliente ao ter contato com a sua marca.
Para adaptar os pontos de contato da sua marca a uma boa experiência do cliente, você precisa conhecer bem o perfil dessas pessoas. Procure saber quais são as suas motivações e necessidades, além de outras características que possam impactar na sua estratégia. Evite se basear em suposições: faça pesquisas junto aos clientes já existentes para fortalecer seu diagnóstico.
Flexibilidade é sempre decisiva para a experiência do cliente, e se existe muita rigidez no método de pagamento do seu produto ou serviço, ficará difícil cativar sua audiência. Trazer mais facilidades é algo bastante positivo e, nesse caso, pode ter um efeito direto no seu faturamento. Explore as possibilidades e adote aquelas que fazem mais sentido para o seu caso.
Por melhores que sejam os seus produtos e preços, dificilmente seu cliente terá boas coisas a dizer sobre sua empresa se o atendimento dela for ruim. Sendo assim, capacite a equipe que lida com o público nesse setor e traga a essas pessoas as ferramentas adequadas para conseguirem resolver os problemas dos clientes. Conte com canais integrados para receber contatos via e-mail, redes sociais, telefone, entre outros.
As pessoas se sentem valorizadas quando recebem um conteúdo pensado especialmente para elas. Essa é uma ótima forma de melhorar a experiência do cliente e agregar mais valor à sua marca. Deixe de enviar o mesmo e-mail para toda a sua base de contatos e crie conteúdo temático, com foco nas necessidades das suas fatias de audiência, e distribua esse material para os segmentos adequados.
Você precisa ter um canal permanente de feedback para receber sugestões, reclamações e elogios do seu público. Somente assim você saberá em que estágio está a sua estratégia focada na experiência do cliente. Mas atenção: além de ter essa estrutura, é essencial contar com os processos adequados para checar esses feedbacks e implementar as mudanças necessárias.
Trabalhar com foco em experiência do cliente não é algo provisório. É necessário ter um esforço contínuo, focado nesse aspecto, já que todos os dias podem surgir novas tendências e necessidades do mercado que você pode suprir. Fique de olho nos feedbacks colhidos do seu público e mantenha-se em um caminho de constante melhoria.
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