A quantidade de smartphones usados no Brasil já ultrapassou a população do país. Acha esse número surpreendente? Então, saiba que essa é uma boa notícia, pois mostra um mercado que está em constante expansão e apresenta um novo conceito: o mobile first.
O formato leva em conta a mudança comportamental do consumidor, já que ele vem se adaptando às mudanças tecnológicas. Isso pede uma reestruturação no desenvolvimento de sites e páginas para atender a esse novo momento.
Se você ainda não entendeu muito bem do que se trata, não se preocupe! Neste conteúdo, você descobrirá o que é e como aplicá-lo!
Esse conceito diz respeito à responsividade das páginas na web para dispositivos móveis. Um dos objetivos principais para o mobile first é a experiência do usuário. As antigas formatações que levavam em consideração as telas de desktops e notebooks nem sempre se adaptavam às telas menores.
Com isso, o aumento no uso de smartphones trouxe uma transformação significativa. Agora, os websites são projetados com a proposta de mobile first, pensando nessa mudança de comportamento do consumidor.
Entrando nesse ritmo, há diversas mudanças que apontam que as ações digitais precisam ser repensadas. Utilizar essa tendência renderá resultados excelentes, já que estarão alinhadas com o que os visitantes desejam e à estratégia de marketing.
No mobile first, são usados elementos que estudam as preferências dos usuários para facilitar a navegação nesses dispositivos. Assim, são levados em conta:
Ao entender o que é o mobile first, também precisa-se analisar as possibilidades e meios para aplicá-lo. Veja algumas dicas de como fazer isso.
Páginas que demoram para carregar são logo descartadas pelos usuários. Por isso, a navegabilidade é simplificada, o que faz com seja mais otimizada também e melhore a experiência do usuário.
Como o acesso se dá em grande maioria por smartphones, o consumo de internet costuma ser por dados móveis. Por isso, saiba que os sites criados com a técnica de mobile first tendem a utilizar menos dados da franquia, pois são otimizados para essas plataformas.
Apesar do uso massivo de dispositivos móveis, a construção de sites que funcionem bem e tenham compatibilidade com qualquer plataforma é fundamental. O usuário notará que não importa de onde ele acessa, todos recursos e funcionalidades serão usados da mesma forma. Com uma interface mais amigável e adaptada, não há dificuldades na navegação.
Os algoritmos também já apresentam alterações devido ao aumento do mobile first. Além do design, a indexação e o ranqueamento dos sites também são afetados pela mudança.
O Google já lançou uma atualização chamada “Mobile First Index”, que beneficia os sites que já utilizam essa técnica. Ou seja, as classificações do buscador para ranquear as páginas priorizam as que são mobile friendly. Assim, isso se torna um dos critérios de otimização.
O mobile first é uma tendência que está mudando a maneira como se constrói uma presença digital. Ao se adequar a esse conceito, tenha certeza de que as chances de conquistar clientes aumentará!
Gostou de aprender mais sobre o mobile first? Aproveite e conheça também os impactos da busca por voz em sua estratégia!
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