No Comment

Estratégias de marketing digital para B2B e B2C: descubra as diferenças!

Hoje em dia é assim: ou seu negócio está na internet ou ele não existe. A evolução da comunicação, redes sociais, formas corporativas de contato, tudo isso influenciou o mundo a seguir um caminho em que, cada vez mais, é preciso planejar. Ou seja, as empresas precisam definir melhor suas estratégias de marketing digital.

Existem diversas questões a se ponderar para saber quais das estratégias de marketing digital sua empresa adotará. Uma das mais importantes é para qual modelo de negócios ela se presta: o B2B (business to business) ou o B2C (business to consumer).

Em resumo, o modelo B2B é aquele em que as empresas vendem para outras empresas, comumente chamado de “atacado”, embora possamos colocar nessa categoria vendas de softwares corporativos, distribuidoras, importadoras etc.. Já o B2C é o modelo em que as empresas vendem ao consumidor final, ou o “varejo”.

Cada um desses modelos lida com um público-alvo específico e, por isso, fazem diferentes usos das estratégias de marketing digital. Confira, a seguir, quais diferenças são essas!

Inbound Marketing

É uma estratégia que busca criar relações e despertar o interesse do cliente. Normalmente funciona em associação com outras estratégias, como SEO marketing, marketing de conteúdo, marketing de resultados e estratégias de mídias sociais.

Sua utilização para B2B costuma se voltar para gerar um contato profissional próximo, revestido em autoridade sobre o produto ou serviço e a capacidade de negociar livremente. A comunicação, portanto, adquire um enfoque mais racional, prático, próprio do universo corporativo.

Quando se fala de inbound marketing para B2C, pensa-se em primeiro lugar em redes sociais. O foco é a comunicação direta com o cliente, na busca de criar vínculo e relacionamento. Ou seja, nesse caso, ele preza mais pelo lado emotivo, pois há um contato direto com o consumidor final.

Marketing de Conteúdo

Essa estratégia de marketing digital tem como base a produção de informação que seja relevante para o público-alvo, a fim de atrair, nutrir e converter em vendas.

Em um modelo de negócios B2B, essa estratégia requer que o conteúdo seja especializado, técnico e capaz de suprir as dúvidas essenciais do cliente. Isso porque se está lidando diretamente com empresas, que procuram informações muito mais precisas antes de concluir uma compra.

Já no B2C, essa estratégia foca mais em despertar desejo e curiosidade. Os consumidores finais, por não comprarem em grande volume, tendem a ser menos restritos quanto a testar uma marca. Uma novidade ou algo que lhe ofereça uma aparente vantagem.

Ou seja, mesmo que em ambas haja cuidado com a informação, há diferença na forma de entregá-la. um conteúdo mais técnico que repassa autoridade (B2B); e um mais emotivo que desperte curiosidade e desejo (B2C).

E-mail marketing

A terceira mais comum entre as estratégias de marketing digital é o uso do e-mail marketing. Essa prática, deixada de lado por um breve período por conta dos spams, adquiriu novas e importantes nuances nos últimos anos, a ponto de torná-la uma das grandes conversoras do marketing atual.

No B2B, a estratégia é utilizada para fomentar e solidificar a relação da empresa vendedora com a empresa cliente. Considera-se que, por ser um perfil de público mais segmentado e homogêneo que busca compras maiores, os ciclos de vendas são também mais demorados. Por isso, o conteúdo deve considerar essas particularidades para expor a marca e conseguir a conversão.

Por outro lado, no B2C o ciclo de vendas é mais curto, tomado por impulso, e requer algo imediato e persuasivo. Isso porque, nesse caso, a compra é individual, voltada ao consumidor direto. Ou seja, alguém que toma decisões movido, também, por critérios emocionais.

Dentro das diversas estratégias de marketing digital é importante considerar o modelo de negócios das empresas e suas particularidades. A partir desse entendimento, será possível aplicar as ações da melhor forma e garantir resultados satisfatórios.

Para melhorar a eficiência, veja 5 checklists de marketing para organizar sua estratégia!

Relacionados

Solicite aqui um Raio-X completo do Marketing Digital da sua empresa.Totalmente Grátis!

Posts Relacionados
Conheça 5 formas infalíveis de atrair leads! ( 6 jan,2017 )
MIX PRIMOR, mais um trabalho com qualidade Personal Marketing Digital ( 9 nov,2017 )
10 ferramentas de automação de marketing que você precisa conhecer ( 8 nov,2016 )
Reformular para Melhorias de Conversão no Seu Site ( 14 set,2015 )
Inbound Sales: o que é, vantagens, metodologia e mais! ( 8 jan,2019 )
Quer saber mais sobre Marketing Digital? Clique aqui e baixe nossos e-books