No meio digital, engajamento significa potencial de crescimento e vendas. Não por acaso surgem maneiras distintas de impactar usuários, como a partir dos conteúdos interativos. São formatos pensados para plataformas móveis, especialmente smartphones, com o objetivo final de incentivar a interação e atrair o público.
O número de pessoas acessando a internet por meio de dispositivos móveis não para de crescer. Diante desse cenário, as marcas precisam se adequar às novas tendências de consumo de conteúdo, buscando ganhos de competitividade no cada vez mais acirrado ambiente online.
Para entender melhor a respeito do assunto, confira o post com a gente.
Esse modelo de material é interessante para os dois lados: enquanto o usuário ganha um entretenimento e avalia os próprios conhecimentos sobre determinado tema, a marca coleta dados valiosos a respeito do público, o que possibilita uma customização cada vez maior dos conteúdos.
A íntegra do teste deve, claro, ter sempre uma relação com o produto ou serviço da empresa. Assim, o receptor tende a criar conexões entre a atividade e a marca, associando, por exemplo, uma agência de viagens à sua próxima programação de férias. As enquetes com resposta certa no Instagram Stories são excelentes meios para isso.
Na navegação pela internet, as pessoas gostam de não apenas consumir conteúdos, mas também de participar deles — premissa básica que torna os materiais interativos tão relevantes. E os infográficos explicam muito bem essa linha.
São formatos excelentes para gerar tráfego, fortalecendo a autoridade da marca a partir do fornecimento de informações úteis com a possibilidade de engajamento do público. Cronogramas e linhas do tempo, por exemplo, cumprem muito bem esse papel, entregando relevância de acordo com os comandos do usuário.
Manifestar preocupação sobre a opinião do público pode ser uma estratégia interessante para as empresas. As pessoas tendem a se sentir valorizadas, e a marca recebe dados fundamentais para ajustar metodologias de venda e ações digitais.
A pesquisa ajuda na aproximação entre marca e audiência, esclarecendo pontos em que se deve melhorar. É importante formular corretamente as perguntas, com bom poder de atração para que os receptores sejam convencidos a finalizar cada uma delas. Vale a pena, como alternativa, oferecer recompensas, como um e-book ou outro conteúdo grátis.
A pandemia também teve, evidentemente, impactos nos conteúdos interativos. Afinal de contas, o período em casa exigiu transformações na forma de atingir o público em busca de engajamento. E as famosas lives rodaram o mundo com muita força.
Uma transmissão ao vivo tem efeitos incríveis: é uma ótima ferramenta para criar um diálogo entre marca e usuários em tempo real. De custo reduzido, as lives crescem organicamente nas plataformas de execução, já que o algoritmo tende a colocá-las em boas posições. Basta uma ideia, um planejamento e um smartphone.
Rede social é engajamento, e quanto mais interação tem uma publicação, mais usuários ela atinge de maneira orgânica. Plataformas como Facebook e Instagram valorizam bastante esse aspecto, por isso você pode aproveitá-las para estimular respostas do público.
As reações de postagens no Facebook servem para as pessoas demonstrarem a opinião sobre determinado assunto. Já no Instagram, a função Stories aparece novamente, afinal existem inúmeras opções de engajamento por lá, com enquetes e respostas: basta ativá-las conforme a intenção do post.
Interação com informação e até uma pitada de promoção própria estão ao alcance usando pequenos games. Se bem feito, mesmo que simples, um jogo pode incentivar o avanço de um usuário na jornada de compra.
O ideal é criar o material de forma que a audiência identifique suas necessidades e que, ao mesmo tempo, passe a ver a marca como capaz de suprir tais demandas. É o match perfeito!
Conteúdos interativos, conforme observamos, têm um grande poder de engajar e gerar oportunidades de negócio. Entretanto, para que a estratégia alcance a eficiência desejada, é essencial contar com uma agência especializada na elaboração de materiais que transpareçam os valores e objetivos da marca.
A Personal Marketing Digital oferece todos esses serviços. Quer nos conhecer melhor? Aproveite a oportunidade para entrar em contato conosco!
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.