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Conheça 5 aplicações do chatbot para sua empresa!

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chatbot

A capacidade de gerar oportunidades de negócio na internet a partir de ações estratégicas de marketing é o que diferencia um empreendimento bem-sucedido do resto. Pensando em relacionamento e engajamento com o público nos canais digitais, os chatbot são ferramentas incríveis, por exemplo.

Chatbots consistem em softwares que simulam conversas com usuários humanos, desempenhando o papel de assistentes virtuais capazes de estimular uma interação útil e relevante por meio de sites, aplicativos, mensagens instantâneas etc.

Esse recurso é ótimo para que a empresa, a partir da automação de tarefas, consiga processar ao mesmo tempo diversas solicitações da base de visitantes, alimentando um fluxo positivo de contatos.

Veja 5 aplicações do chatbot para usar com eficiência!

1. Geração de leads

Leads significam conquistas para a marca, e é essencial criar um sistema otimizado que mantenha essa roda girando de maneira ininterrupta. Para tanto, os chatbots podem cumprir a função de captação.

A retenção do usuário por meio do diálogo estimula o fornecimento de informações por parte desse visitante do site. O chat automático solicita dados como nome e e-mail, transmitindo o que foi coletado às outras ferramentas de marketing, em um processo fluido.

2. Atendimento ao cliente

A experiência do consumidor é um dos aspectos de maior relevância para o marketing hoje em dia. Não à toa, os chatbots ajudam a torná-la mais objetiva e agradável, seja respondendo dúvidas frequentes ou orientando usuários a respeito da situação de pedidos já solicitados, por exemplo.

Um chatbot ajuda a diminuir a chamada fila de espera, aumentando a fluidez dos contatos entre público e marca. Atualmente, aliás, já existem empresas investindo pesado em sistema de atendimento automatizado via WhatsApp, com resultados bastante animadores.

3. Agendamentos

Não são poucos os estabelecimentos que trabalham dia a dia com reservas de horários aos clientes. E o principal canal de agendamento é o ambiente online, facilitando para as duas partes.

O chatbot, então, aparece como uma ferramenta muito eficiente nesse sentido, a partir da integração a todos sistemas internos da empresa. Seja ela um restaurante, um consultório, uma clínica ou qualquer outro tipo de negócio, é possível agilizar o contato de reserva de datas, mais uma vez agregando fluidez à experiência do consumidor.

4. Vendas

Marketing é, entre outras coisas, criatividade. Portanto, o chatbot deve ser programado para encantar o público a partir do diálogo. Assim, a ideia principal consiste em fazer os visitantes criarem um desejo ainda maior de comprar determinado produto ou serviço.

Usando inúmeros tipos de conteúdo, desde imagens a vídeos, e captando os dados corretos dos usuários, o chatbot contribui bastante para o desenvolvimento de relações genuínas e promissoras visando a conversão em vendas.

5. Qualificação da base de dados

Como se não bastasse todas as vantagens já citadas, o chatbot também auxilia processos de longo prazo. Afinal de contas, a qualificação da base de dados do público é essencial para continuar gerando leads e convertendo uma boa parcela deles, aumentando a eficiência das ações de marketing.

A ferramenta consegue armazenar cada um dos diálogos realizados dentro do seu sistema, servindo como espécie de biblioteca para consultar antes de elaborar estratégias e tomar decisões amparadas em informações concretas.

Conforme observamos, o chatbot é um ótimo investimento. Seja no WhatsApp, no Messenger, em outra rede social, em um aplicativo ou no site, essa plataforma qualifica processos, dá mais informações sobre a base de clientes, faz a equipe de marketing ganhar tempo para focar em outras ações e ainda ajuda a vender mais.

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