Redes sociais. Você já deve saber que apenas ter um perfil com vários seguidores e curtidas não traz nenhum benefício para a sua empresa, principalmente se não há engajamento nas redes sociais. É essencial gerenciar os seus canais de comunicação de forma adequada para expandir a sua marca. Dessa forma, sua campanha de engajamento aumenta a visibilidade e, consequentemente, as vendas.
Sua empresa precisa ser vista como um negócio ativo no ambiente digital, que dialogue com os clientes e que está pronto para ouvi-los e atender às suas necessidades, tendo interação e conquistando não só curtidas, como também comentários, compartilhamentos e indicações a outros amigos.
Acompanhe o nosso post para saber como você pode criar campanhas de engajamento eficientes e se destacar no mercado.
São várias etapas e detalhes que precisam de atenção para criar campanhas que tenham bom engajamento. As redes sociais são uma excelente oportunidade para expandir seu negócio e ganhar mais visibilidade, porém, para ter bons resultados, você deve ter uma estratégia. Confira alguns passos de como iniciar um relacionamento com seu público para engajar mais pessoas!
O principal fator que irá te ajudar a criar campanhas de engajamento nas redes sociais é conhecer a sua persona.
Faça uma pesquisa de mercado, entre seus clientes e seu público-alvo para saber exatamente com quem você está conversando e para quem deseja vender. Crie um perfil de persona que representará esses potenciais clientes.
Assim, você saberá em quais redes sociais eles estão presentes, que tipo de linguagem deve ser usada e quais os temas devem ser abordados, com o objetivo de ajudá-los a resolverem os seus problemas, melhores horários para publicações, formato, entre outros fatores.
É essencial manter uma frequência de postagens para mostrar que sua empresa está presente nas redes sociais, e não deixar o perfil abandonado (o que pode ser ruim para a imagem de sua empresa).
Por isso, faça um calendário de postagens, isto é, estabeleça quantas postagens serão feitas ao dia e ao mês, definindo também os seus temas e como elas serão interessantes do ponto de vista estratégico para o marketing da sua empresa.
Para realmente chamar a atenção de seus potenciais clientes, é preciso desenvolver conteúdos relevantes, que estarão de acordo com os problemas, dúvidas e necessidades de sua persona.
Um link de um post interessante em seu blog, uma imagem ou até mesmo um vídeo não garantirão o engajamento em suas redes sociais.
Um conteúdo relevante para a sua persona deve sempre vir acompanhado de uma boa legenda, que tenha um apelo emocional e chame a atenção de seus seguidores fazendo com que eles interajam a partir daquela informação.
A partir das características de sua persona você poderá estabelecer a linguagem e o tipo de chamada ideal para despertar a curiosidade em seus clientes.
Um bom texto ou legenda são muito importantes para gerar engajamento nas redes sociais, mas não há dúvidas de que o aspecto visual de suas postagens garantirá o sucesso de sua estratégia de marketing e aumentar o seu alcance.
Por isso, invista na produção de imagens de qualidade que acompanharão as suas postagens, com boa resolução e que comuniquem o que você deseja falar.
Hoje os vídeos são ferramentas indispensáveis para a comunicação de sua empresa via redes sociais. Por isso, também produza conteúdo desse tipo, com imagem e áudio de qualidade.
Claro que se você deseja ter um retorno maior em vendas a partir das redes sociais e que seus seguidores conversem com a sua empresa, é essencial interagir com eles também.
Nunca deixe de responder a comentários e menções, mesmo se forem negativos. Essa é uma oportunidade de cativar aquele cliente que de alguma forma está insatisfeito com a sua empresa e reconquistá-lo.
A partir de uma boa atuação nas redes sociais, você mostra aos seus clientes que está sempre atento às suas necessidades, melhora o relacionamento e aumenta a visibilidade de sua empresa no ambiente digital.
Após planejar e colocar em prática as campanhas nas redes sociais, chega o momento de conferir quais ações foram mais efetivas. Para isso, os indicadores são o melhor caminho. Existem diversas métricas para acompanhar se o que você fez foi um sucesso ou se precisa de ajustes.
Mensurar as ações é fundamental no ambiente on-line, e todos os dados e informações são válidos para entender melhor o que o público deseja. O comportamento do consumidor dá uma série indicações por meio dos números. Assim sendo, é necessário saber quais métricas você precisa ficar de olho. Veja algumas delas a seguir.
Esse indicador mostra a quantidade de pessoas que tiveram alguma interação com a sua publicação. Para descobrir esse dado, some as curtidas, comentários e compartilhamentos e divida pelo número de impressões que ela teve. Assim, você acompanha a média das publicações e analisa as que tiveram os melhores resultados.
Saber quantos internautas iniciam uma relação com sua marca é muito importante. O número de conversões é essencial para ver o crescimento de seus perfis, mas há diferentes maneiras de analisar. Você pode ver quais visitantes passaram a seguir a página, quantos se tornaram leads e outras informações.
Nos últimos anos vem ocorrendo uma diminuição do alcance orgânico, que é quando a sua publicação chega naturalmente até seus seguidores, sem qualquer tipo de mídia paga. Essa mudança pede ações para enfrentar essa situação por outros meios — a principal delas se tornou o impulsionamento das publicações.
Cada marca tem um tipo de público e deve criar conteúdos direcionados para ele. Contudo, algumas ações rendem bons resultados, independentemente de sua persona. Mas as redes sociais têm características próprias, então, para conquistar os usuários delas é preciso criar conteúdos específicos.
Por ser a rede social mais usada no mundo, o potencial do Facebook é muito grande. Aposte em conteúdos em vídeo, publicações impulsionadas e também na criação de grupos e comunidades para seus clientes. Dessa maneira, a relação entre marca e consumidores fica mais estreita e você ganha mais visibilidade.
O Instagram é uma rede visual. Ou seja, a qualidade das imagens e vídeos postados devem ser altas. Aproveitar os recursos da plataforma também é crucial, pois stories e lives têm apresentado ótimos resultados para engajar o público. Faça proveito da ferramenta para atingir sua persona com conteúdos bem-trabalhados.
Assim como o Instagram, o Pinterest é uma rede que trabalha com imagens e vídeos e que está em ascensão, com cada vez mais usuários. Crie uma conta Business para administrar o perfil e tente sempre atualizar com novidades.
Para ter uma campanha de engajamento, trabalhar e encontrar o que funciona para seu público pede muitos testes. Portanto, construa sua estratégia, faça experimentos e avalie as métricas dos resultados. Somente com muito esforço você terá visibilidade e conseguirá engajar o seu público.
Gostou das dicas? Então, confira também o marketing sazonal para otimizar suas campanhas o ano inteiro!
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