O inbound commerce é um conjunto de estratégias de marketing focado em atrair o público para um empreendimento virtual. Assim como o inbound marketing, consiste em conquistar e atrair clientes por meio de conteúdo voltado aos potenciais consumidores, contudo, é aplicado especificamente ao comércio eletrônico.
Para que ocorra de maneira efetiva, é necessário que o empreendedor enriqueça o ambiente da sua loja virtual ao criar conteúdos relevantes que chamem a atenção do seu público. Esse método é bastante útil para o crescimento do seu negócio, pois é estabelecida uma relação de confiança e parceria entre o cliente e sua marca. Neste artigo, daremos algumas dicas de como utilizar o inbound commerce e quais suas vantagens. Acompanhe!
O inbound commerce é sustentado por 3 pilares (ou etapas), e para cada uma delas são definidas estratégias específicas visando ao objetivo primordial: conquistar, atrair e fidelizar clientes para seu comércio eletrônico. Abaixo, as definiremos, apontando a sua importância.
Para atrair clientes para sua loja, o ideal nessa modalidade de marketing é que você enriqueça seu e-commerce com informações relevantes que eduquem o público e o convençam de que ele está no lugar certo para a resolução do seu problema.
Nesse sentido, em uma página de categoria de produto ou serviço, por exemplo, é indicado que você exponha não apenas a ficha técnica, mas também a função do produto, no que ele pode agregar e a importância daquele item. Ou seja, para criar uma atração, é preciso que sua página exponha os pontos cruciais do que está sendo vendido.
O segundo pilar do inbound commerce é a conversão. Uma vez que você já atraiu o público para a sua página, é necessário convertê-lo em leads, ou seja, clientes em potencial. É importante salientar que nesse momento, o foco é conquistar o visitante.
Ao convencer a persona a cadastrar seu e-mail, mediante um cupom de desconto, por exemplo, você o manterá em contato com seu conteúdo e ele poderá futuramente fechar negócio. Isso estreita a relação com o seu público e faz com que sua empresa conheça-o melhor.
Depois que o cliente cadastrou e-mail e foi persuadido a efetuar a compra, é necessário que você adote medidas para não perder o contato, para que ele possa voltar a fazer negócio e tenha a sua empresa como referência no ramo.
Nesse momento, é ideal que você continue oferecendo a ele um conteúdo educativo e curioso sobre assuntos que circundam sua área de atuação, com vistas a fazer com que o cliente não esqueça sua marca. Isso fará com que o consumidor se fidelize à sua marca, passando a ser um promotor dela, ao indicá-la para outras pessoas.
Como já mencionado, as vantagens dessas estratégias são inúmeras. Uma delas é a fidelização dos clientes, que, além de voltar a comprar na sua loja, a indicará para outros potenciais consumidores. Isso fará com que você gaste menos recursos na prospecção de novos clientes e adquira autoridade para a sua marca.
Além disso, o inbound commerce possibilita melhor experiência para o cliente, pois otimiza seu negócio com informações relevantes, aumentando o engajamento ao sugerir compartilhamento e comentários. Nesse aspecto, será possível conhecer a fundo seu público, garantindo a ele que suas expectativas sejam cumpridas da melhor maneira possível.
Então, fica evidente a importância de estratégias voltadas ao inbound commerce para a sua loja virtual. Acompanhar a jornada do cliente até a efetivação da sua compra, levando em consideração todos os estágios até a fidelização, é excelente para o crescimento do seu negócio e seu estabelecimento em um mercado caracterizado pela alta competitividade.
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