Em um mercado cada vez mais acirrado e competitivo, é impensável que uma empresa não invista em marketing, uma área de estudos aplicados que apresenta caminhos e estratégias para expandir os negócios. Especialmente pensando em termos de um mundo conectado. Ou seja, trabalhar o marketing das empresas é essencial para entender quem é o cliente em potencial e como obter sucesso em atraí-lo.
Na continuidade, veja como descobrir qual é o cliente em potencial de sua empresa, como atraí-lo para aumentar suas vendas!
Ao longo dos últimos 20 anos, o perfil do consumidor se alterou significativamente. Essa mudança ocorreu em razão da revolução tecnológica, da inovação nos meios de comunicação. em especial, do advento da internet, smartphones e gadgets.
Hoje, o consumidor é muito mais ativo na busca pelo que deseja, tem mais opções disponíveis e se coloca no mesmo patamar horizontalizado que a marca. Isso significa que já não basta apenas divulgar seus produtos ou serviços. É preciso se relacionar com ele para conduzir seu interesse.
Para tanto, as empresas precisam conhecer sua audiência por meio de pesquisas de perfil de consumidor, analisar as métricas das próprias campanhas de marketing, e aplicar o conceito do funil de vendas e de tipos de leads nas suas ações de publicidade.
Funil de vendas é uma concepção comum no marketing, que demarca as etapas que um consumidor percorre da visita até a efetiva conversão. Ou seja, o ato da compra. Essa técnica é empregada em várias estratégias do marketing digital e tem se mostrado muito útil na construção das campanhas.
A etapa de atração é quando o cliente em potencial tem seus primeiros contatos com a marca e com os produtos e serviços oferecidos. Nessa etapa a principal tarefa, especialmente dentro do inbound marketing, é atrair o interesse da audiência e convertê-lo em um lead, ou seja, um potencial cliente. O conteúdo de atração costuma responder por 80% das ações efetivadas pela campanha.
A etapa de consideração é quando o lead começa a ser educado para a conversão; no qual se trabalha a nutrição desse lead, oferecendo informações mais profundas que influirão diretamente na decisão de compra. Os leads são classificados em dois tipos:
Assim, a consideração é o caminho entre a atração do cliente em potencial e sua efetivação enquanto tal. Essa etapa, junto com a conversão, correspondem a 20% das ações da campanha de marketing estruturada.
A conversão é a última etapa do funil de vendas e representa o momento em que é oferecido ao lead as condições para este efetivar a compra. Trata-se, usualmente, do momento em que este está já devidamente interessado e precisa de um último estímulo. Como uma boa promoção ou condições facilitadas.
Ou seja, o funil de vendas é uma excelente ferramenta de marketing para conhecer seu cliente em potencial; converter um visitante em um lead qualificado de marketing; torná-lo um lead qualificado de vendas e, finalmente, concluir o processo como um cliente.
Portanto, o mundo do marketing é extremamente importante para qualquer negócio prosperar. Conheça mais sobre esse tema assinando nossa newsletter!
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