principais métricas do e-mail marketing
O e-mail marketing é uma das estratégias de marketing digital mais importantes para qualquer empresa, por isso você deve conhecer como mensurá-la.
Existem diversas métricas que permitem a você saber se a sua estratégia está sendo eficaz, avaliando o desempenho das suas campanhas e o engajamento dos potenciais clientes.
Aqui neste artigo, iremos mostrar algumas dicas com as principais métricas do e-mail marketing que você deve acompanhar para saber se está ou não tendo sucesso com essa estratégia.
Vamos lá!
A primeira métrica que você precisa monitorar é o clickthrough rate, que nada mais é do que a taxa de cliques.
Essa é uma métrica muito importante por permitir que você tenha uma noção melhor sobre se a sua estratégia está ou não agradando aos leads e funcionando.
A métrica serve para mensurar qual é a taxa de cliques recebidos em relação à quantidade de mensagens que você disparou.
Observar esse indicador de desempenho faz com que você saiba qual o resultado da sua estratégia e ainda o interesse que o público tem a respeito de conteúdos específicos.
Além disso, você ainda poderá verificar qual é a qualidade que tem a sua base de e-mails, para entender se há necessidade de realizar mudanças nela.
A métrica de taxa de clique precisa ser acompanhada de maneira constante porque a cada e-mail que você envia, há uma nova análise e um novo cálculo de performance.
Mais uma métrica importantíssima do e-mail marketing, ela representa qual é a taxa de pessoas, em comparação ao total, que abriu o e-mail enviado.
Ela também ajuda a mostrar quantas pessoas clicaram na call to action, quantas foram direcionadas até uma landing page e quantas delas chegaram ao fim e concluíram a ação que era o objetivo do disparo.
Ao contrário do que ocorre com outras métricas, essa deve ser integrada junto a uma outra plataforma para que possa medir as conversões de maneira mais precisa, indicando de onde elas estão vindo.
Se a taxa de conversão da sua estratégia é baixa, então isso pode ter muitas causas, como uma base de e-mails divergente do seu público ou ainda conteúdos diferentes daqueles esperados pelos leads.
Essa métrica serve para analisar como está sendo o crescimento da base de e-mails que você possui.
Ela faz a análise tirando todas as pessoas que vieram a cancelar a sua newsletter e também os e-mails que foram rejeitados.
A métrica do list growth rate é muito importante porque ajuda a avaliar se a sua abordagem no momento de obter o contato (e-mail) de cada usuário está sendo ou não efetiva.
O formulário usado para cadastrar o visitante do seu site ou blog precisa sempre estar visível, assim como os produtos ou os materiais gratuitos que serão dados aos leads e que ajudarão a educá-los.
Por último, temos a métrica bounce race para monitorar seu e-mail marketing, conhecida em português como taxa de rejeição.
Essa métrica ajuda a monitorar a quantidade de e-mails que nunca alcançaram o usuário, entendendo o desvio ocorrido.
O desvio do e-mail até o usuário pode acontecer por diversos motivos, como uma caixa de entrada que já está cheia, o endereço de e-mail incorreto ou ainda a desativação daquela conta de e-mail.
Os dois tipos existentes de rejeição são esses:
Como você viu, aprender a como monitorar as métricas do seu e-mail marketing é essencial para entender se a sua estratégia está ou não tendo bons resultados.
Neste texto, você conheceu mais sobre as métricas principais para se avaliar durante uma campanha de marketing via e-mail, para realizar as correções, quando necessárias.
Gostou do artigo de hoje sobre como monitorar as métricas do e-mail marketing?
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