O envio de e-mail promocional é uma ótima forma de captar clientes para a sua empresa. Além de manter contato com eles, no entanto, para ter bons resultados, é preciso saber como utilizar esse recurso adequadamente.
O estágio da atração é o primeiro da jornada de compra do cliente. Nele, o seu público ainda não expressou desejo explícito no produto, mas vale a pena iniciar o contato. Para esse contexto, o e-mail promocional é capaz de servir como um excelente cartão de visitas.
Conheça, a seguir, os principais pontos para elaborar e enviar e-mails marketing promocionais no estágio de atração.
O que você pretende alcançar com o seu e-mail promocional? É essencial que você estabeleça metas a partir de indicadores concretos, como aumentar as suas vendas em 20%, por exemplo. Dessa forma, fica mais fácil saber se você conseguiu atingir os seus objetivos ao final da sua estratégia, para que seja possível replicar as suas decisões que deram certo.
Para que os seus e-mails promocionais gerem identificação na audiência, é preciso que você conheça o perfil dessas pessoas. Como as características, necessidades e motivações. A partir desses dados, é possível criar um conteúdo que seja interessante para elas, oferecendo exatamente o que estão precisando. Dessa forma, será difícil resistir à abertura do e-mail.
Segmentar um e-mail promocional significa dividir a sua lista de contatos a partir de algum critério, como localização, data de inscrição, interesses ou qualquer outra característica que tenha sido definida no momento do cadastro. Depois, planeje um conteúdo capaz de agradar às particularidades de cada divisão. Isso fará com que o seu material seja muito mais estratégico.
Muito do sucesso de um e-mail promocional depende do timing. Se ele chega à caixa de entrada do seu público no momento errado, pode acabar não gerando os resultados que você está esperando. Leve em conta o que aprendeu sobre a sua audiência e defina dias e horários certos para os seus disparos de e-mail. A ideia é que eles cheguem quando seu destinatário estiver com tempo livre para conferir as suas ofertas.
Para que o seu e-mail promocional seja interessante para um público no estágio da atração, é fundamental que ele traga algo de valor para essas pessoas. Pense que sua audiência é exposta a muitos conteúdos ao longo do dia, então o seu material precisa ser capaz de disputar essa atenção. Por exemplo, oferecer um tutorial sobre alguma dificuldade enfrentada pelo público é uma ótima forma de fazer isso.
Se você quer disparar um e-mail promocional, precisa saber que ele é capaz de assumir diversas formas. O formato de newsletter, por exemplo, atua como se fosse uma revista, com diversos destaques que tentam chamar a atenção do seu público. Você também pode adotar uma postura mais personalizada e pessoal, eliminando o layout sofisticado e usando texto puro para simular uma conversa real com sua audiência.
A partir desses passos, será possível elaborar uma estratégia robusta de e-mail promocional com foco no estágio da atração. Lembre-se de que os demais estágios também precisam ser previstos em suas ações, que são os de converter, fechar e manter. Continue buscando resultados cada vez melhores ao usar os canais certos para impactar seus clientes em potencial.
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