Se você é um empreendedor, já sabe que é preciso estar atento às oportunidades e às melhores estratégias e práticas do mercado para para alcançar bons resultados.
Com a vasta utilização da internet, o marketing digital apresenta diversas estratégias eficientes que podem atrair o público-alvo, melhorar a comunicação da marca, conquistar uma posição de destaque no mercado e, é claro, aumentar as vendas. Mas você sabe o que exatamente é uma estratégia de e-mail marketing e como otimizá-la no seu negócio?
No post de hoje, falaremos mais sobre essa prática e mostraremos o que pode ser conquistado por meio do e-mail marketing:
O e-mail marketing é uma das estratégias mais antigas do marketing, porém, ainda é uma das mais eficazes. Segundo uma pesquisa realizada pela Pew Research, 92% dos adultos online utilizam e-mail, o que mostra o grande potencial dessa ferramenta de comunicação.
Com o e-mail marketing, uma empresa pode manter contato frequente com sua lista de clientes, apresentar as novidades de sua marca, buscar feedback para melhorar em alguns pontos e ainda atrair novos consumidores, tudo isso com ótima relação custo-benefício.
Porém, para ter acesso a todas essas vantagens é preciso estruturar um plano com algumas técnicas que facilitam todo o trabalho. Para te ajudar, confira a seguir uma lista com as 4 melhores práticas para a estratégia de e-mail marketing.
Para ter sucesso com o e-mail marketing, é preciso criar um bom planejamento. Para isso, você terá que encontrar um equilíbrio entre manter os seus clientes informados e não os sobrecarregar com informações.
Se você fica muito tempo sem fazer contato, o consumidor pode simplesmente esquecer de sua empresa e procurar por um concorrente. Por outro lado, se você exagera no envio das mensagens, o público pode se incomodar e cancelar o recebimento.
Além da frequência, dentro do planejamento da estratégia você deve criar uma sequência lógica. Se vai enviar diversos tópicos de conteúdos, por exemplo, esses materiais têm que se encaixar para aumentar o engajamento do público.
A segmentação da lista de e-mails é extremamente importante, pois cada consumidor está em uma fase da jornada de compra. Por isso, cada um deles precisa de diferentes informações que precisam ser passadas de formas distintas.
Se um potencial cliente ainda não conhece a fundo a solução que você oferece, enviar um conteúdo aprofundado e cheio de termos técnicos só vai confundi-lo. Da mesma forma, enviar um conteúdo inicial para um lead que está na fase de análise de ofertas pode frustrá-lo.
Por isso, busque informações da sua base de contatos e crie grupos com características similares. Assim, você conseguirá enviar o conteúdo certo, para a pessoa certa e no momento certo.
O assunto é uma das partes mais importantes do e-mail. Segundo uma pesquisa da Convince & Convert, 35% dos destinatários abrem um e-mail levando em consideração somente o assunto.
Você tem poucas palavras para atrair a atenção do seu contato e fazer com que ele abra a mensagem. Afinal, não adianta criar um ótimo e-mail se ele não for aberto, não é mesmo? Por isso, tente colocar palavras-chave no assunto que sejam atrativas. Evite assuntos longos e que possam confundir o leitor.
Para criar uma boa lista de contatos, é importante disponibilizar um local para o cadastro de e-mails. Dentro do seu site, você pode inserir o registro na newsletter, indicando que essa ação trará benefícios ao usuário.
Fique atento na exigência de cadastro. Só peça os dados realmente necessários para o contato, pois, se você criar um formulário extenso e complexo, fatalmente o interesse do público será prejudicado.
Como você viu, a estratégia de e-mail marketing é uma das mais eficazes entre as ações do marketing digital, pois ela possibilita vários benefícios através de um alcance enorme. Tenha atenção com cada ponto levantado para buscar bons resultados com sua estratégia de e-mail marketing!
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