A natural competitividade do universo corporativo chegou ao ambiente da internet há algum tempo. Diante de tantos desafios, conhecer as tendências de marketing digital para 2021 é o primeiro passo para sua marca apresentar diferenciais ao público e conquistar mais espaço no mercado.
Marketing digital consiste em um conceito bem amplo, mas é definido como um conjunto de técnicas direcionadas à promoção de marcas on-line. A variedade de canais de veiculação de conteúdos, aliada à alta capacidade de mensuração dos resultados, distingue bastante o termo, na prática, do marketing tradicional.
O WebDAM.com indica que o orçamento destinado a essa área deve dobrar ao longo dos próximos anos. Portanto, aproveite este post que produzimos sobre o tema e veja no que é preciso ficar de olho para traçar campanhas de sucesso!
Talvez um ou outro nome seja novo para você ou, quem sabe, já exista uma boa familiaridade com eles. De qualquer modo, veja as grandes tendências do marketing digital para 2021.
Geração de material relevante para ajudar pessoas a resolver problemas reais e, assim, aumentar a credibilidade da marca: basicamente, o Marketing de Conteúdo é definido assim, pois está focado em causar impactos verdadeiros na vida da audiência.
Como consequência, em médio ou longo prazo, atrai-se consumidores de forma natural e espontânea, sem interrupções à experiência dos usuários ou propagandas que apenas exaltam as qualidades de um produto ou serviço. Uma vez identificadas as necessidades dos clientes, o Marketing de Conteúdo vai gerar mais valor e ser mais certeiro.
Dados levantados em 2019 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) indicam que o Brasil já tinha mais smartphones ativos do que habitantes (230 milhões x 209,3 milhões). Impactante, não é? Pois o Mobile Marketing surfa nessa onda e aproveita o alto percentual de conexão móvel dos usuários para mostrar seus benefícios.
Esse conceito, então, está baseado na produção de materiais voltados ao consumo no celular, em tablets ou em outros dispositivos móveis. Podem ser e-mails, SMS, posts em blogs, publicações em redes sociais, chatbots, QR Codes ou até aplicativos exclusivos. O importante é entregar conteúdos responsivos e que promovam a marca ao público.
Um estudo da Animoto mostrou que mais de 76% dos pequenos negócios que aplicaram estratégias de vídeo em suas campanhas de marketing conquistaram resultados positivos financeiramente. Esse modelo de material tem grande potencial de viralização e é de fácil consumo, ajudando a incrementar o tráfego orgânico da marca.
E o vídeo figura entre as principais tendências de marketing digital para 2021, porque, entre outras características valiosas, entrega muita versatilidade a quem investe. As campanhas podem ter caráter institucional, fortalecendo a imagem da marca, ou um teor mais educacional, integrando o plano global do marketing da empresa.
Listados três dos mais relevantes conceitos do marketing digital na atualidade, também vale a pena conhecer práticas importantes para tirar bom proveito deles. Portanto, busque estímulos aos seguintes hábitos no dia a dia corporativo:
Agora que está por dentro das principais tendências de marketing digital para 2021, você certamente entendeu a necessidade de acertar nos investimentos desse setor. Criatividade e atualização constante consistem em elementos essenciais para tirar o melhor proveito possível de tantos recursos valiosos à disposição do universo empresarial.
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