O funil de conversão é um dos principais recursos do Inbound Marketing. Como o próprio nome mostra, esse é um esquema que guia as pessoas até que elas se tornem clientes do seu negócio. Dessa forma, o funil é um aliado da jornada de compras, composta pelas etapas de descoberta, reconhecimento do problema, consideração e decisão de compra.
Nesse sentido, o funil de vendas serve para fazer um mapeamento da jornada de compras. O formato de funil mostra que, na borda, existe um grande volume de interessados. No entanto, a quantidade vai diminuindo conforme há o afunilamento, até que ficam somente leads com grande probabilidade de fechar a compra.
Essa é uma excelente ferramenta para medir o sucesso da sua estratégia. Por isso, entenda mais sobre as etapas do funil de vendas.
A primeira etapa é o topo do funil (ToFu), em que os visitantes estão em busca da solução de um problema que eles perceberam que têm. Essa é a fase da descoberta, da consciência de uma dor da persona que só foi possível ao terem contato com a sua empresa.
Esse momento está muito ligado ao marketing de conteúdo, que atrai usuários por meio de materiais ricos. Entre as possibilidades estão e-books, infográficos e outros conteúdos criados para educar a persona. Assim, o visitante preenche um formulário em troca do material, deixando dados. A partir disso, o usuário avança no funil de vendas e passa se um mero usuário e se torna um lead.
Também conhecido por MoFu, o meio do funil é caracterizado pela nutrição dos leads de acordo com seus interesses. É fundamental fazer a segmentação e direcionamento dos conteúdos conforme as características que os leads apresentam. Portanto, são entregues conteúdos que auxiliam com dicas, técnicas e outros materiais para amadurecer e qualificar os leads.
Dessa maneira, eles podem ser classificados como MQL (Marketing Qualified Leads) ou SQL (Sales Qualified Leads). Nesse momento, é preciso fazer uma análise mais minuciosa para verificar se o lead está pronto para a abordagem. Se estiver pronto, ele é direcionado para a última etapa do funil. Se ainda não estiver, continua sendo nutrido até estar preparado para o contato.
A identificação da oportunidade é uma fase delicada para que o fechamento seja possível. É nessa etapa que os leads seguem para o time de vendas, uma vez que estão preparados para, finalmente, virarem clientes.
Afinal, a relação já foi estabelecida e o lead tem confiança na sua marca.
Então, o grande objetivo no fundo do funil é concretizar a conversão. É o sucesso da venda que faz com que o lead vire cliente e, posteriormente, seja fidelizado e se torne um promotor da marca. Para que isso ocorra, é necessário continuar mantendo uma boa relação mesmo após a conversão.
Um funil de conversão bem estruturado é essencial para o sucesso da estratégia. Dessa forma, os erros são reduzidos e a experiência do usuário será otimizada.
Para ter essas vantagens, é importante contar com uma empresa especializada e experiente. Assim, o seu negócio será mais competitivo!
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