O crescimento pela expansão de mercado é uma estratégia para que as empresas consigam aumentar o alcance, as demandas e, consequentemente, a lucratividade. No entanto, existem diversas possibilidades para fazer isso. Se seus clientes já estão satisfeitos com seus produtos, ainda assim é possível expandir a sua cartela.
A expansão empresarial precisa ser pensada estrategicamente. Por isso, é preciso entender a situação atual do negócio, analisar o que será feito, o potencial das transformações e outros aspectos. Afinal, esses fatores são fundamentais para que a operação seja eficaz.
Se você quer expandir seu negócio para outros mercados, mas tem dúvidas de como fazer isso, confira como aplicar uma estratégia de expansão com o modelo Ansoff!
Antes de tudo, é necessário que se utilize produtos e mercado já existentes. Nesse sentido, o objetivo é captar clientes, conquistar uma fatia maior do mercado e fidelizar seus consumidores. Portanto, segundo o modelo Ansoff, o seu negócio deve ter ações que penetrem aos poucos no mercado.
Vale aumentar a qualidade dos serviços oferecidos, melhorar o reconhecimento da marca e até utilizar novos canais de distribuição. Ou seja, é possível fazer mudanças no que você oferece ou transformar as ações de marketing.
Uma das principais formas de crescimento pela expansão de mercado é baseada na elaboração de um novo produto. Dessa maneira, a inovação seria uma ótima porta de entrada para entrar em um mercado já consolidado, por exemplo. Entretanto, o trabalho de pesquisa é uma que tem extrema importância para o desenvolvimento de algo novo.
O desejo de inserir um novo produto ou serviço precisa compreender o mercado atual. Além disso, a nova solução deve atender ao público-alvo e as demandas apresentadas. A partir do desenvolvimento de uma novidade, a marca consegue mostrar sua força para as concorrentes.
Utilizar um produto ou serviço já existente e apostar em uma inovação é mais um tipo de estratégia para a expansão de mercado. Em outras palavras, a marca usa um item que já é comercializado e entra em novas áreas e regiões, por exemplo. Para ter sucesso, entender o perfil e o comportamento da persona é fundamental.
Quando as duas estratégias acima são unificadas e a marca tenta criar um novo produto para um novo mercado, isso é chamado de diversificação. Por exemplo, uma agência que trabalhava apenas com Outbound Marketing e abre um novo ponto que trabalhará com Inbound Marketing.
Contudo, existem dois tipos de diversificação: relacionada e não relacionada. A relacionada é quando a novidade criada tem o mesmo segmento, enquanto a não relacionada é expandida para outros mercados diferentes. Tudo depende do tipo de estratégia adotada e o público-alvo que o negócio deseja alcançar.
O crescimento pela expansão de mercado é uma excelente opção para contemplar novos clientes em outras áreas. Portanto, para que seu negócio no setor de atuação escolhido, o planejamento de como isso será feito é imprescindível. Dessa forma, a empresa chegará ao público certo na hora certa.
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