

Você abre seu smartphone e tem uma notificação do Instagram dizendo que alguém marcou seu perfil em um vídeo. No WhatsApp, um amigo encaminhou um conteúdo audiovisual engraçado. O curso online que você comprou está à sua disposição no formato de videoaulas. Com a internet em alta velocidade, todos os tipos de vídeo já fazem parte do nosso cotidiano.
Eles são excelentes formas de engajamento. Logo, por que não usá-los para conseguir melhores resultados com seus clientes e também com os colaboradores? Essa é uma prática cada vez mais comum em marketing digital e endomarketing. Afinal, conteúdos assim circulam facilmente entre o público pelas redes sociais e auxiliam em uma melhor assimilação do objetivo pretendido.
Sendo assim, existe uma diversidade de formatos, estratégias e técnicas possíveis na criação de bons vídeos com intuito de aumentar a atração e melhorar as taxas de conversão de vendas. Por isso, confira a seguir os 8 principais que sua empresa pode usar!
Os vídeos cases são produzidos para mostrar os casos de sucesso de sua empresa. Em geral, empregam o recurso de storytelling, ou seja, contam uma história. Esse tipo de vídeo usa depoimentos, imagens, gravações de cenas e, claro, a parte expositiva do narrador, quase sempre o dono ou um sócio.
É um formato muito interessante, pois todo mundo gosta de histórias de êxitos que ajudam a aumentar sua participação no mercado. O risco dele é ficar cansativo e prepotente, caso não tenha um roteiro bem-feito e um trabalho profissional. Isso poderia contribuir para a construção de uma imagem negativa da marca.
O ideal é usá-lo em momentos emblemáticos e que demonstrem uma solução aplicável aos que procuram alcançar o mesmo objetivo. Normalmente, vídeos cases são postados no Facebook ou no YouTube.
Um tutorial mostra o modo de usar determinados produtos ou de que maneiras realizar determinada tarefa. É mais comum em estratégias de fundo de funil, correspondentes ao marketing digital. Também é muito utilizado em treinamentos de endomarketing.
O objetivo dele é educar o público, seja interno, seja externo, ao apresentar as funcionalidades, possibilidades e melhores formas de utilizar devidamente um produto ou um serviço. Quando bem produzido, causa um bom engajamento.
Além da vantagem óbvia — ensinar como fazer algo —, o tutorial costuma ter um baixo custo de produção e pode ser reutilizado em diferentes campanhas.
Entre todos os tipos de vídeo, existe aquele que é comum em diversas campanhas de marketing: o de perguntas e respostas. Nele, são respondidos questionamentos e dúvidas do público ou feitos esclarecimentos da empresa. O formato precisa ser bem trabalhado para que não fique estático. Em geral, são usados recursos de animações e efeitos especiais.
O uso desse tipo de vídeo tem crescido nos ambientes digitais e costuma ser um bom recurso para gerar engajamento e fidelizar as pessoas. O objetivo dele também pode ser ajudar em outras estratégias, por exemplo, na produção de conteúdo ou em parcerias com digital influencers. No entanto, é necessário usá-lo de maneira profissional.
Por falar no formato de perguntas e respostas, não podemos nos esquecer das entrevistas. Muitos portais de notícias têm usado esse formato estrategicamente, no intuito de construir autoridade e fortalecer a marca diante do mercado. Esse recurso interativo possibilita a participação do seu público por meio de comentários, curtidas e demais reações.
Porém, como em todos os tipos de vídeo, é necessário ter um propósito. Afinal, é preciso estar preparado e criar um roteiro em que o entrevistador conduza a conversa de maneira objetiva e ágil. Isso deixará o papo interessante e fará com que o entrevistado fique à vontade ao responder aos questionamentos feitos.
Feito por meio de uma transmissão ao vivo, o webinar é uma ótima forma de desenvolver determinado assunto do seu segmento e até mesmo ensinar sobre diferentes temas relacionados à sua área de atuação. Geralmente, os participantes fazem perguntas — enviadas por meio do chat e respondidas durante a apresentação ou ao final dela.
É necessário que um outro profissional administre as perguntas e considerações dos participantes, pois muitas podem ser iguais ou focadas em uma mesma dúvida. Ao avaliar o conteúdo de cada comentário, fica mais fácil separar as questões mais pertinentes. É uma excelente maneira de encantar o seu público.
Os vídeos que dialogam com o público por meio de listas são, entre todos os tipos de vídeo, aqueles que mais despertam curiosidade nos usuários das plataformas que disponibilizam o upload de conteúdos audiovisuais. As pessoas querem conhecer o que está sendo melhor avaliado na atualidade. Sendo assim, essa é uma ótima oportunidade de atração.
Outra maneira de utilizar esse formato é oferecer dicas que motivem os seus consumidores a resolver as necessidades ou os problemas deles. Por exemplo, uma lista de ações estratégicas que podem ajudar a melhorar seu branding ou tornar seu departamento propício à criatividade e à inovação.
Esse formato é recomendado aos que desejam compartilhar com o público como foi o dia na empresa em uma determinada data comemorativa ou os bastidores de um evento importante. A intenção é disponibilizar um conteúdo mais descontraído que facilite a construção de uma boa percepção da marca na mente do consumidor.
Por meio do vlog, é possível dividir opiniões em relação a temas que fazem parte da rotina da empresa. No entanto, é necessário que a qualidade seja um fator completamente presente em todo o momento do vídeo. Certifique-se de que ele terá uma imagem com boa definição e que a captação do som esteja ótima, pois tais aspectos são imprescindíveis.
Todos os tipos de vídeo têm suas peculiaridades e devem ter seus objetivos específicos. Geralmente, as resenhas culturais são feitas no intuito de oferecer ao público dicas de filmes, livros e demais conteúdos educativos que seus espectadores gostarão de consumir e que agregarão valor.
Como ferramenta de marketing, esse formato pode ajudar a sua empresa a enriquecer a presença online e aumentar a relevância na web. Ao manter o foco nas necessidades das pessoas que poderão ser atingidas, seu diferencial competitivo será construído e os usuários começarão a enxergar sua marca como uma autoridade naquele segmento.
Como você deve ter percebido ao longo deste artigo, todos os tipos de vídeo poderão ajudar a sua empresa a crescer e a ter mais notoriedade junto a seus colaboradores e consumidores. Por isso, aposte na criação deles — sempre com foco na missão e visão que sua marca carrega!
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