

Existem erros comuns na gestão de links patrocinados, principalmente para empreendedores e profissionais que não têm tanto conhecimento e experiência. O Google AdWords é bastante intuitivo, assim, criar uma campanha é fácil: difícil é criar uma campanha que dê resultados.
Veja alguns erros que podem ser facilmente evitados em sua campanha de links patrocinados!
Ao definir as palavras-chave de uma campanha, é comum algumas pessoas escolherem aquelas que apresentam um maior volume de buscas. No entanto, nem sempre isso é bom, pois a concorrência e o valor do lance podem ser altos, sobretudo quando se tratam de palavras-chave head tale ou short tale — isto é, palavras que têm um maior volume de buscas e, por isso, são as mais disputadas.
Por isso, procure por palavras-chave do tipo long tail ou cauda longa, ou seja, que representem expressões mais completas. Por exemplo: a palavra-chave “roupas infantis”, por ser short tale, tem um volume de busca alto, mas é muito abrangente, tem um lance mais alto e maior concorrência.
Por outro lado, “roupas infantis em Guarulhos” é uma palavra-chave de long tail — ou cauda longa — que restringe a pesquisa para usuários que estão procurando o que você oferece num local específico. Além de ter lance e concorrência mais baixos, você atingirá um público mais certeiro, aumentando as chances de conversão.
Portanto, as palavras-chave do tipo head tale e short tale são voltadas a atrair visitantes que estão no topo do funil de vendas, no início da jornada de compra.
Já as palavras do tipo long tail ou cauda longa são destinadas a captar aqueles que estão no meio do funil, buscando dicas e soluções que você pode oferecer.
Há pessoas que ficam tão preocupadas em criar palavras-chave relacionadas aos anúncios que se esquecem completamente das palavras negativas.
Elas são importantes porque restringem sua campanha para que os anúncios não sejam vistos por usuários que, embora estejam procurando temas relacionados, não têm interesse nos produtos e serviços que você oferece.
Por exemplo, uma agência que utiliza a palavra-chave “marketing digital”: essa palavra pode atrair tanto pessoas que buscam soluções de marketing digital quanto aquelas que procuram cursos nesse segmento.
Como o interesse da agência é captar quem queira contratar os seus serviços, a palavra-chave “curso de marketing digital” deve ser marcada como negativa.
Como a campanha de links patrocinados, assim como qualquer uma de marketing digital, é atrair o público com potencial de ser convertido em cliente, as palavras-chave negativas devem ser levantadas a fim de dispensar as pessoas que têm zero chances de comprar a sua oferta.
Quem tem um loja virtual quer vender e, por isso, acaba anunciando para uma localização geográfica muito grande — até a nível nacional!
Porém, para esse tipo de ação mais ampla, é necessário um recurso maior. Afinal, para atrair um público a nível nacional é preciso fazer um investimento proporcional, além de analisar se a sua loja possui a logística para realizar as entregas em todo o Brasil.
Por isso, o recomendável é começar a fazer links patrocinados com campanhas restritas a regiões menores, como cidades ou estados onde o seu público esteja presente. Logo, inicie por eles e, quando sentir que pode avançar mais na estratégia, faça isso, mas aumente o alcance aos poucos.
O uso de ferramentas como o Google Analytics são imprescindíveis para analisar quais são os locais onde o seu público está mais presente. Ao fazer login na ferramenta, basta entrar em “Público Alvo” e, em seguida, em “Informações Demográficas” para saber as informações demográficas dos usuários.
A função do Google Analytics, na realidade, é monitorar os resultados que chegam pelas ações de marketing digital, pois devem ser analisados cuidadosamente para reformular e melhorar o planejamento inicial. Nas campanhas de links patrocinados isso não poderia ser diferente.
Por isso, esteja certo que o Google AdWords e o Analytics estão integrados nas suas campanhas. Nas próprias plataformas essa integração é feita.
Ao fazer login no Analytics, clique na guia “Administrador” na parte superior da página. Depois, na coluna “Conta”, selecione qual você deseja vincular ao Google Adwords.
Na coluna “Propriedade”, selecione à qual você quer fazer a vinculação e clique em “Vinculação” do Google Adwords.
Se você for o administrador da conta do Adwords, deve marcar a caixa de seleção ao lado da conta a ser vinculada.
Feito isso, acompanhe se tudo está funcionando corretamente para não contar com imprevistos no decorrer da campanha. Uma das formas de ver é no menu do Google AdWords: clique em “Relatórios” e, sem seguida, em “Google Analytics”.
Para que seus anúncios sejam bem colocados nas páginas de resultados, não basta apenas ter um lance alto: o índice de qualidade é uma parte importante no leilão. Neste índice, conta também a qualidade da página de destino.
Portanto, certifique-se de que esta página esteja totalmente relacionada ao conteúdo do seu anúncio — ou seja, que ao ser direcionado, o usuário encontre o que procurava.
Lembre-se que o seu CPC (Custo por Clique) varia de acordo com o custo das palavras-chave ligadas ao seu segmento, o que pode tornar caro trazer um único visitante ao seu site. Assim sendo, esse visitante precisa ter um potencial mínimo de se tornar um cliente da empresa que está anunciando.
Como dissemos no início, criar anúncios no Google AdWords não é tão difícil, mas para conseguir resultados expressivos, é preciso conhecer a fundo as funcionalidades da ferramenta.
Como é uma ferramenta que requer um investimento, é necessário toda a cautela para que o valor aplicado nela não seja gasto em vão, sem qualquer conversão em resultados. Por isso, não perca dinheiro se aventurando: procure um profissional ou agência especializada.
Você acabou de ler alguns erros comuns na gestão de links patrocinados que podem transformar sua campanha num verdadeiro desastre.
Não corra riscos: lembre-se de que uma ação errada pode fazer com que você perca tempo, tenha mau aproveitamento da sua equipe de marketing, deixe de ganhar dinheiro e ainda precise arcar com prejuízos gerados por uma campanha mal estruturada.
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