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Planejamento de mídia: qual é o melhor para a minha estratégia?

A etapa do planejamento de mídia é decisiva para o sucesso da sua campanha. Escolher os canais de atuação determinará o alcance da sua marca, além do grau de identificação junto ao seu público-alvo.

O meio digital trouxe algumas maneiras novas de realizar esse trabalho, então é importante conhecê-las para dar a devida importância a elas em suas campanhas. O seu planejamento de mídia tem que incluir todas as formas que podem ser usadas na comunicação com o cliente.

Continue a leitura e veja cada variação que você precisa considerar em seu planejamento de mídia!

Owned (mídia própria)

São os canais sobre os quais a sua marca tem total controle e você pode publicar o que quiser. É o caso, por exemplo, de seu site, blog e perfis nas redes sociais.

Como é você quem determina o conteúdo a ser publicado, é possível usar a mídia própria como meio para anúncios oficiais da sua campanha.

Por mais que você possa perceber diversas vantagens nesse tipo de mídia para sua campanha, é importante lembrar que ela somente consegue impactar quem já tem contato direto com a marca.

Ou seja, as pessoas que não possuem o hábito de visitar seu site e não seguem sua empresa nas redes sociais dificilmente verão seu conteúdo.

Paid (mídia paga)

Refere-se aos canais em que a sua empresa pode inserir conteúdo por meio de pagamento. Diversas plataformas digitais contam com essa possibilidade, indo desde o Google até as principais redes sociais.

O investimento em mídia paga faz com que os anúncios possam atingir um público mais vasto e que tenha total identificação com o seu modelo de audiência.

Além disso, tem o poder de melhorar a visibilidade de suas demais mídias, dependendo da sua capacidade de segmentar adequadamente os seus anúncios para atingir quem tem perfil para se tornar seu cliente. Por exemplo, posts pagos nas redes sociais podem aumentar a visibilidade do seu perfil e, assim, conquistar mais seguidores para sua mídia própria.

Earned (mídia ganha)

Envolve o compartilhamento espontâneo do seu conteúdo por pessoas que não são ligadas à sua empresa. É o mesmo que “viralizar”.

Obter espaço em outros meios é bastante valioso para a exposição da sua campanha. Afinal, equivale a contar com o benefício de uma mídia paga sem precisar gastar com isso.

Assim como é possível se surpreender com uma reação viral a um conteúdo, você também pode trabalhar a favor de melhores resultados nessa área. Por exemplo, distribua o seu conteúdo via e-mail para influenciadores que poderiam se interessar por ele e compartilhá-lo de forma espontânea.

Shared (mídia compartilhada)

Trata-se de um tipo de mídia que surgiu com a popularização das redes sociais. Em termos simples, refere-se à sua capacidade de obter engajamento nessas plataformas e o impulso de visibilidade que isso traz para o seu conteúdo.

A mídia compartilhada consegue impulsionar os seus resultados de mídia ganha e fortalecer a exposição dos seus canais próprios.

Para obter sempre bons resultados com mídia compartilhada, você precisa não só garantir uma boa presença em plataformas sociais, mas também incentivar o seu público a interagir com elas. Utilize chamadas para ações eficazes, além de uma linguagem persuasiva para o perfil da sua audiência.

Entendeu as principais diferenças entre esses canais? Lembre-se de considerá-los ao realizar o seu planejamento de mídia e utilizar corretamente cada um deles. Considere as particularidades desses meios e os benefícios que podem trazer para os seus objetivos.

Mantenha a sua estratégia em plena evolução conforme seus resultados e as tendências evoluem e o sucesso será garantido!

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