Aquelas liquidações de início de ano já são até tradicionais, não é? Muita gente espera esse momento para fazer compras devido às ofertas e descontos especiais. Mas, além dos consumidores, os comerciantes precisam planejar muito bem essa época para não ter prejuízos.
O mês de dezembro costuma ter um forte fluxo no mercado, com um alto faturamento. No entanto, ao chegar janeiro, a tendência é que o ritmo desacelere, pedindo estratégias para não ficar no vermelho.
É nesse momento que as liquidações e queimas de estoque surgem como uma maneira de aquecer novamente o comércio. Confira por que fazer liquidações de início de ano e quais são os benefícios dessa ação para suas vendas!
Antes de iniciar, você deve saber a diferença entre liquidação e promoção. As promoções são ações específicas para determinados produtos, colocando descontos para aumento das vendas e até mesmo para promover esses itens e a marca.
No caso das liquidações, tratam-se de ações como queima de estoque, as quais têm o objetivo de vender bem todos os produtos e renovar as linhas. Esses eventos podem acontecer em diferentes momentos, como nas mudanças de estações para o segmento de vestuário.
No entanto, o início de ano é uma época propícia para concretizar estratégias que aumentem as vendas. Por isso, as liquidações são ótimas para alavancar o faturamento em janeiro.
Além do bom retorno financeiro, realizar liquidações em janeiro pode ser muito bom para fidelizar mais clientes. É possível chamar a atenção de um público antigo e também atrair um novo, promovendo os produtos.
Identificar em que os clientes têm mais interesse e facilitar a compra ajudará no faturamento. Veja mais benefícios de oferecer liquidações para seus clientes no início de ano!
Saiba que tanto você quanto seus concorrentes planejarão suas devidas liquidações e promoções. Mas dá para sair na frente e aumentar a competitividade com campanhas exclusivas. Defina uma boa estratégia para atrair mais clientes com ações de marketing, mostrando os benefícios da compra na loja. Assim, você terá mais sucesso e aumentará a lucratividade.
É comum que os preços à vista sejam diferentes da opção de compra parcelada ou em compras com cartão de crédito, e isso já foi aprovado em lei. Os descontos para pagamento em espécie já vigoram, mas há consumidores que ainda preferem o uso de cartões.
Porém, essa modalidade de venda cobra taxas em cima dos valores das transações, o que pode diminuir seu rendimento. Promovendo melhores preços para pagamento à vista, você garantirá a venda e terá um lucro melhor.
Essa é uma das principais vantagens de programar as liquidações no começo de ano. Nos meses de janeiro e fevereiro, o comércio fica mais lento, com diminuição no número de vendas. Ao trabalhar com promoções e ofertas, a tendência é que o mercado se movimente, uma vez que os consumidores adoram uma boa liquidação!
Para ter resultados ainda mais positivos em liquidações de início de ano, não basta abaixar os preços: traçar uma boa estratégia de marketing digital, que tenha ações e campanhas otimizadas e direcionadas ao público, é a alternativa ideal.
Portanto, comece a organizar com antecedência o marketing sazonal, reforce sua presença on-line, divulgue a marca e seus produtos e seja omnichannel para aproveitar esse período e ter mais lucro!
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