“O tempo passa, o tempo voa, e a poupança Bamerindus continua numa boa”. Você se lembra desse jingle, marco da publicidade no inicio da década de 90?
Pois é, o tempo passou. De lá para cá, muita coisa mudou. A poupança Bamerindus não continuou numa boa e, o que é ainda mais importante, a publicidade se transformou radicalmente.
Brincadeiras à parte, uma coisa é fato: a publicidade está mudando justamente por causa da Geração Z. As velhas estratégias não funcionam mais com os millennials. Na era dos smartphones e das mídias sociais, esse público desenvolveu novas expectativas em relação às empresas e está mais exigente do que nunca.
Novos tempos pedem novas abordagens, certo? Por isso, trouxemos para você uma análise sobre a relação entre a Geração Z e o futuro da publicidade. Confira!
Dentre as diversas transformações vivenciadas pela Geração Z, uma se apresenta de maneira mais radical: a mudança de postura. Se você está associando essa transformação de comportamento à tecnologia, não está errado, afinal, o avanço do mundo digital ocorre de maneira exponencial.
Com a tecnologia, a Geração Z se tornou mais exigente. Além de fazer compras online, pode facilmente comparar preços e empresas na internet, escolhendo sempre a melhor opção. Além disso, essa é uma geração que clama por interatividade digital: querem se relacionar com as marcas de maneira mais próxima e intensa.
Outro ponto que requer atenção é o fato dessa geração estar abandonando a televisão. Muitos preferem acessar conteúdo online, principalmente com o advento de plataformas como o Netflix, mídias sociais, Youtube, entre outras. O canal de comunicação, portanto, mudou.
Pode ter certeza que as mídias tradicionais vão perder muito espaço para as estratégias digitais. Claro que o primeiro formato não vai desaparecer e, por sinal, continuará sendo sempre muito efetivo. Acontece que as ações no mundo online terão uma repercussão ainda maior.
Para ajudá-lo a entender esse ponto, listamos algumas das principais transformações, conceitos e estratégias que você deve adotar daqui para frente. Acompanhe!
Com o advento das mídias sociais, a comunicação deixa de ser verticalizada para assumir um fluxo mais horizontal.
Portanto, o objetivo das empresas é romper o formato vertical (ou seja, de cima para baixo) de se relacionar com os seus clientes, buscando se posicionar no mesmo nível hierárquico. Com isso, a informação se torna uma via de mão dupla: vem e vai entre marcas e consumidores.
Nesse novo cenário, a humanização das marcas é uma tendência para atender às demandas da Geração Z.
Outro ponto que tem chamado muito atenção na publicidade contemporânea é o maior desenvolvimento de conteúdo interativo.
Instagram stories, lives no Youtube e Twitch e campanhas nas mídias sociais, por exemplo, são apenas um começo. Além disso, independentemente do conteúdo criado, ele precisa ser mobile friendly.
As ações de marketing digital também são um terreno a ser explorado pelas marcas para alcançar a Geração Z.
Muitas empresas já elaboram anúncios online, sejam eles exibidos em banners ou campanhas publicitárias em vídeo. O importante é que se tenha consciência de que é fundamental entrar de cabeça no mundo digital.
Para concluir, é importante que a sua empresa tenha em mente os valores da Geração Z na hora de montar qualquer tipo de campanha publicitária.
Uma dica final para atrair leads e clientes da Geração Z é adotar estratégias que consideram o novo comportamento do consumidor, como o Inbound Marketing. Você já conhece o Inbound Marketing? Baixo nosso conteúdo abaixo e saiba tudo sobre isso:
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