Em tempos de redes sociais, blogs e sites de vídeo, é possível afirmar que boa parte da experiência das pessoas se concentra no ambiente online. Por isso, o marketing digital para empresas deixou de ser uma ferramenta para facilitar as ações do marketing tradicional: ele se tornou um verdadeiro protagonista.
Não é difícil explicar o motivo dessa mudança. Basta conferir a quantidade de pessoas conectadas ao seu redor, seja via smartphone, tablet, notebook ou PC.
Quer saber mais sobre o assunto e como fazer uso do marketing digital? Então continue nos acompanhando!
Uma vez que as ações de marketing digital tornaram-se praticamente uma exigência do mercado, é preciso saber como ocupar espaços na rede de uma maneira que isso signifique estar presente sempre que seu cliente ou prospect tiver interesse no que é oferecido.
Pensando assim, é sempre bom lembrar que os canais digitais realmente facilitam todo o processo, pois permitem boa visibilidade e até mesmo o investimento mais controlado em relação ao que acontece no marketing tradicional.
Dessa forma, usando estratégias cada vez mais conhecidas, é possível não somente obter o alcance necessário para que sua marca atinja as pessoas, como também segmentar sua mensagem e, assim, atingir o público certo para seus objetivos.
Sendo assim, é fundamental atuar em função de uma estratégia. E quando falamos em estratégia de marketing digital, estamos nos referindo a ocupar esse espaço que sua empresa precisa em cada um dos canais disponibilizados em ambiente online. Dessa forma, você conseguirá criar uma presença online significativa.
Assim, é preciso conhecer os canais e suas peculiaridades, de modo que você tenha como planejar ações específicas e integradas para que sua marca se torne uma verdadeira autoridade em relação a qualquer assunto que faça parte de seu universo.
Entendendo a importância de atuar com estratégia no marketing digital, você tem condições para desenvolver uma campanha eficaz. Entretanto, somente isso não basta: é preciso mensurar resultados.
Neste ponto, é importante ressaltar outra característica do digital: a facilidade para trabalhar com mensuração. O online oferece uma quantidade de dados muito maior do que o offline. Sendo assim, é possível (e recomendável) utilizá-los a favor de sua campanha, de maneira a gerenciar melhor a estratégia criada.
É hora de falarmos a respeito de métricas. Elas permitem que você conheça melhor o comportamento de seu consumidor e, assim, esteja sempre um passo à frente da concorrência. Confira as mais importantes:
Com o ROI você mensura o retorno de seu investimento, dividindo a receita gerada pelo valor investido.
O CAC permite a você conferir a quantidade de recursos gastos na obtenção de determinado cliente, somando os gastos realizados com marketing digital e dividindo o resultado pelo número de clientes que foi conquistado.
Quando falamos em engajamento, estamos nos referindo a uma métrica para avaliar o comportamento das pessoas em relação àquilo que você oferece. Isso diz respeito não a fórmulas, mas a ações como:
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