O número de e-commerces no Brasil cresceu muito nos últimos anos e é uma opção sempre bastante visada pela maioria dos empreendedores no país.
Entretanto, é fato que a questão da logística nem sempre é muito bem planejada e isso pode acarretar em sérios problemas para a loja virtual.
Quando você cria uma boa estratégia de logística e entrega, pode então conseguir que os clientes estejam satisfeitos e isso vai ajudar na fidelização de mais consumidores.
Por isso, resolvemos trazer aqui este conteúdo mostrando algumas dicas para você montar uma boa estratégia de logística. Vamos lá!
O pensamento em logística de e-commerce costuma ser um dos maiores desafios enfrentados pelos empreendedores brasileiros.
É comum haver dúvidas sobre como calcular um frete, como controlar da melhor forma o estoque e como garantir a entrega da mercadoria no prazo.
Cada etapa deve ser muito bem planejada para que haja uma boa gestão e ótimos resultados para o e-commerce junto aos clientes.
A logística é uma parte considerada essencial em qualquer tipo de negócio, incluindo lojas online, e quando feita adequadamente, dá para garantir a satisfação dos clientes e planejar o crescimento do e-commerce.
É um planejamento eficiente da logística que vai garantir que o e-commerce seja bem estruturado, que possa cumprir prazo e fidelizar os consumidores.
Dito isso, veja algumas dicas de como fazer um bom planejamento de logística de e-commerce.
Um dos pontos centrais de qualquer e-commerce é o cuidado com o armazenamento das mercadorias, o envio dos itens e a entrega ao consumidor final.
Você precisa ainda entender o que o mercado traz de tendência e o que a sua empresa está realizando de vendas, para que ao final possa tomar a decisão do melhor fluxo de logística para o seu negócio.
Esse fluxo vai considerar a demanda de vendas, quais os níveis de itens no estoque e o envio e trânsito de cada mercadoria.
O controle de estoque é fundamental, quando bem feito, para aumentar os lucros do seu negócio, evitando que você saiba o que precisa ou não comprar para manter as vendas e não deixar de entregar as mercadorias aos clientes.
A falta de organização e de controle do estoque pode ocasionar sérios prejuízos a você, inclusive perdendo vendas por não ter os produtos que os clientes procuram.
Atualmente, é possível usar softwares de gestão para conseguir controlar melhor a entrada e a saída de mercadorias do estoque.
É essencial que você trabalhe com uma boa transportadora para ter a certeza de que os produtos comprados pelos clientes vão ser entregues dentro do prazo estipulado e sem qualquer avaria ou risco de perdas.
A terceirização do serviço de entrega é mais do que comum, mas você precisa tomar cuidado com qual empresa irá trabalhar para que isso não acabe prejudicando o seu negócio.
Um erro comum que muitos empreendedores cometem é definir prazos bem curtos com o objetivo de atrair mais clientes.
O que parece ser uma boa ideia pode tornar-se um grande problema para o seu negócio, visto que o não cumprimento desses prazos pode deixar os clientes irritados e os fazer reclamar muito da sua empresa.
Portanto, sempre defina prazos que sejam realistas e possíveis de cumprir, será bem melhor para sua empresa do que não entregar o que eles esperam no dia prometido.
O frete é um outro fator da logística que deve ser muito bem pensado e que pode acabar impedindo você de vender mais.
Colocar um frete com valor muito elevado faz com que os clientes desistam de comprar, o que pode levar você a perder uma venda com muitos itens e alto valor apenas por conta do alto preço da entrega.
Portanto, pense em uma estratégia que permita cobrar o valor do cliente, mas que não seja abusivo e seja vantajoso para os dois lados.
Como você pode ver aqui, existem algumas dúvidas de muitos empreendedores sobre a importância da logística para o negócio online.
Neste texto, nós mostramos porque uma boa estratégia é fundamental para que você consiga fidelizar mais clientes e ainda algumas dicas de como fazer isso na prática.
O que achou do conteúdo sobre a importância de uma boa estratégia de logística e entrega para garantir a satisfação dos clientes para o seu e-commerce?
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente, pois poderemos ajudar você!
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