Fazer comparações é uma ação natural, afinal estamos sempre em busca de ser os melhores no nosso segmento de atuação. Mas para conquistar esta posição de destaque no mercado é importante conhecer os concorrentes, principalmente aqueles que são referência no mesmo segmento que você atua. Esta comparação é conhecida como benchmarking.
Benchmarking é o processo no qual é feita uma análise estratégica das melhores ações de marketing das empresas do mesmo segmento e referência no mercado. Ou seja, é um processo no qual são medidos, analisados e interpretados dados dos concorrentes para criar inteligência competitiva.
O benchmarking é essencial para as empresas que buscam aproveitar o máximo dos seus canais de comunicação. Afinal, toda análise realizada nesse processo pode ser aplicada de diferentes maneiras. No marketing digital, em seus canais de comunicação convencionais, é possível avaliar suas estratégias e identificar aquelas que melhor refletem seus objetivos.
Por exemplo, você deseja que sua empresa seja encontrada, organicamente, na primeira página de busca do Google? Ou que tenha um alto engajamento nas redes sociais? O primeiro consiste em definir objetivos claros, específicos e mensuráveis. Estabelecer metas claras facilita a elaboração de estratégias, além de simplificar o acompanhamento dos resultados alcançados com as estratégias de marketing.
Assim que seus objetivos e foco forem definidos, reúna uma lista dos concorrentes com quem deseja se comparar. Normalmente, você terá em sua lista os principais concorrentes em seu setor. Mas temos uma dica importante, não deixe de explorar empresas que pertencem a setores adjacentes e concorrem indiretamente com você.
Questione se as empresas listadas estão utilizando os mesmos canais de comunicação dentro do marketing digital. Veja se atuam com o mesmo público ou buscam destaque nas mesmas palavras-chaves. Além disso, analise se os escopos e orçamento são semelhantes. Do contrário, será mais difícil competir com outra empresa que conta com um orçamento disponível para marketing consideravelmente maior que o seu.
Como o benchmarking não é baseado somente nas análises, é chegada a hora de colocar a “mão na massa” e começar a ganhar seu espaço ao sol. Defina seu plano de ação com as melhorias a serem implementadas e, se necessário, as mudanças que precisam ser aplicadas. Coloque-as em prática.
Os objetivos, metas e métricas que já foram definidos e estruturados serão seu guia para acompanhar os resultados e saber se seu plano está trazendo retorno positivo, ou não. Por exemplo, se uma meta que você traçou foi obter uma classificação mais alta para um conjunto específico de palavras-chave, sua análise do concorrente pode revelar quais dessas palavras-chave são mais fáceis e mais realistas de atingir em comparação com aquelas que exigem mais trabalho e estão fora de alcance.
Portanto, para manter-se competitivo, não espere para começar a implementar o benchmarking em seu marketing digital. Este processo fornecerá a você uma forma muito transparente e objetiva de rastrear os efeitos e o impacto do trabalho que você faz. Além disso, depois de ter uma ideia de seu estado atual, é muito mais fácil planejar para onde você está indo e fornecer respostas prontas para uma ou todas essas perguntas diárias!
O benchmarking pode fornecer maior capacidade competitiva à sua empresa! Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário no campo abaixo!
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