Se você esteve presente nos últimos 20 anos de evolução da internet é muito provável que já tenha tido contato com um e-book. O termo é uma abreviação de “eletronic book” ou, em tradução livre, livro eletrônico. Embora tenha nascido como uma versão digital de livros impressos, tornou-se uma grande ferramenta de marketing digital. Logo, é imperativo que as empresas aprendam como fazer um e-book.
Aqueles que são produzidos com essa finalidade são essencialmente diferentes dos feitos por editoras. Primeiro, seu objetivo é a atração de potenciais clientes e a geração de leads. Segundo, tendem a ser menos extensos, embora aprofundem um tema específico. Terceiro, são feitos conforme critérios de marketing digital.
Continue a leitura deste artigo e confira excelentes dicas para produzir um e-book empresarial de sucesso e atrair mais clientes!
Um post é um artigo desenvolvido para um blog ou um site com o objetivo de servir de atração ou consideração dentro do funil de vendas. Sua principal função, portanto, é chamar a atenção do público-alvo e conseguir o interesse do potencial consumidor. Um post tem a estrutura básica de introdução, interlúdios e conclusão, o uso de critérios de ranqueamento como escaneabilidade, palavras-chave e CTA, por exemplo.
O e-book é um conteúdo mais aprofundado e denso sobre um tema específico. Cujas principais funções são criar autoridade sobre o assunto em relação à marca, conseguir ampliar a base de dados dos potenciais clientes e gerar leads qualificados. Sua estrutura é baseada em introdução, capítulos e conclusão.
Parte importante da estratégia de marketing de conteúdo digital, um e-book é uma publicação de um texto denso sobre um tema específico. Quando feito por um especialista, a produção de conteúdo é mais aprofundada, sendo uma das formas de aumentar sua autoridade online no assunto.
Além disso, é usualmente divulgado em landing pages que coletam dados do consumidor. Como e-mail, nome, faixa etária e contatos, a fim de criar um contato por meio do correio eletrônico. Isso ajuda a conhecer o perfil do público e a melhorar as futuras ações de marketing digital.
Por fim, o e-book traz a resolução de um ponto de dor ou uma solução a uma dúvida do futuro cliente, colocando-o na posição de lead qualificado dentro do funil de vendas, pronto para subir da etapa de consideração para a de decisão.
Um e-book produzido para servir a uma estratégia de marketing de conteúdo tem, geralmente, entre 2 mil e 4 mil palavras, divididas entre 4 e 8 capítulos. Esses parâmetros, no entanto, não são fixos, sendo perfeitamente possível extrapolá-los conforme a necessidade. No entanto, não é recomendável criar um e-book menor. Já que provavelmente não alcançará a densidade necessária e poderá frustrar a experiência do consumidor.
Portanto, um e-book voltado para a geração de leads não deve ser curto o bastante para ser um post de blog. Nem longo a ponto de fazer o potencial consumidor achá-lo demasiado grande e desistir do material.
Saber como fazer um e-book de qualidade demanda conhecimento técnico em diversos aspectos, inclusive além do conteúdo em si. A diagramação e a formatação, por exemplo, precisam ser impecáveis. Assim sendo, é sempre melhor contar com uma assessoria de marketing especializada para produzi-lo.
Aproveite e veja um e-book na prática ao baixar o nosso e ainda descubra como criar um blog corporativo e gerenciar uma estratégia de inbound marketing!
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