Acha que seria possível ganhar uma corrida sem saber quem são os outros competidores ou onde fica a linha de chegada? É mais ou menos isso o que acontece quando um empreendimento não tem metas definidas, ou seja, é apostar em uma sorte cega. Para evitar isso, uma das melhores ferramentas para ajudar no seu negócio são as metas SMART.
A sigla em inglês forma a palavra que, traduzida, significa inteligente. As letras representam atributos necessários para definir as metas segundo esse método: S de Specific (específico), M de Mensurable (mensurável), A de Attainable (alcançável), R de Relevant (relevante) e T de Time based (temporal).
Neste artigo, vamos explorar o que significa cada um desses critérios. Confira!
As metas SMART tem como premissa básica que devem ser específicas, ou seja, trazer um objetivo concreto. Quer dizer, continuando a metáfora da corrida, a meta precisa ter um percurso definido e uma linha de chegada, senão é impossível alcançar o final.
Por exemplo, uma meta que diz “aumentar o número de clientes” é genérica. Isso porque ela não especifica como ou quantifica os dados. Metas específicas são detalhadas, usam números e descrições. Assim, uma meta específica seria “aumentar em 200% o número de clientes que chegam à empresa pelos meios digitais no próximo semestre”.
Toda meta precisa ser mensurável, ou seja, passível de medição. É preciso poder quantificar a meta para estabelecer o grau de sucesso. Uma frase famosa de Peter Drucker, conceituado autor da Administração Moderna, afirma que “o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”. Assim, para saber se as metas estão sendo cumpridas, é preciso conseguir mensurá-las.
Para tanto, é necessário saber qual o resultado esperado com a meta e quanto tempo será demandado para realizá-lo. No caso do nosso exemplo acima, a especificidade da meta já dá essa resposta. Será 200% de aumento no número de clientes que chegam pela internet dentro de um semestre.
Antigamente, especialmente até os anos de 1990, havia uma cultura organizacional que afirmava que meta alcançada não era mais meta. Nos últimos 30 anos, esse paradigma mudou radicalmente, com base em estudos de produtividade e eficiência.
Hoje, especialmente dentro das metas SMART, os objetivos devem ser alcançáveis, sob risco de desmotivação da equipe. Quer dizer, as metas devem ser desafiadoras, mas não impossíveis ou abusivas. Para tanto, é preciso ser realista e basear-se em estudos e projeções técnicas.
No nosso exemplo, aumentar o número de clientes em 200% em seis meses significa um acréscimo mínimo mensal de 33,33% ao mês. Seria um aumento estrondoso, mas muito difícil de ser alcançado. Logo, baixar a expectativa, sempre com base em dados e pesquisas, pode ser necessário.
Assim sendo, poderíamos colocar que a meta seria aumentar o número de clientes que chegam a empresa pela internet em 90% no próximo semestre. Uma ambiciosa, mas praticável, meta de 15% ao mês.
Metas precisam ter impacto direto e ser importantes para analisar as ações empresariais e de marketing do negócio. Metas cujas medições não tenham efeito direto ou sejam irrelevantes para as atividades costumam desviar a atenção e gerar ônus.
Seguindo com nosso exemplo, o aumento do número de clientes tem impacto direto nas ações empresariais, no faturamento e na forma como serão executadas as atividades organizacionais.
Por fim, dentro das metas SMART, é imprescindível determinar o lapso temporal em que elas devem ser alcançadas, a fim de avaliar se os esforços para tal compensaram ou não e o que poderia ser feito durante esse interregno para atingir o sucesso esperado. Em nosso exemplo, o temporal se consubstancia no prazo de um semestre.
Logo, as metas SMART seguem critérios que as tornam tangíveis, determináveis, medíveis e alcançáveis. Seguir esse modelo pode ser muito útil para sua empresa. Ajudando no plano de negócios e de marketing, sempre atento às métricas.
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