Os buscadores do google são uma das principais ferramentas para buscar informações nas últimas décadas. Qualquer pessoa que tenha um dispositivo com acesso à internet costuma fazer pesquisas on-line. Nesse contexto, estar no topo da página de resultados é primordial.
Todos os resultados de busca que são exibidas sem mídia paga dizem respeito à busca orgânica no google. Há uma série de fatores que a tornam fundamental para suas páginas, como o impulsionamento de seu negócio, visibilidade da marca, criação de autoridade e geração de mais resultados a longo prazo.
Se você quer aprofundar-se mais e entender como funciona a busca orgânica do Google, continue a leitura deste post!
Provavelmente, você já percebeu a diferença nos resultados do Google ao fazer uma pesquisa. Alguns links estão sem indicação alguma, enquanto outros têm uma tag que diz “anúncio”. Como foi dito, a busca orgânica é feita com o trabalho constante de otimização, sem gastar absolutamente nada com mídia.
No entanto, os links patrocinados são um atalho para chegar entre as primeiras posições. Tratam-se de anúncios pagos que são contados pelo Custo Por Clique (CPC). Assim, se escolhe as palavras-chave nas quais se deseja ranquear e o pagamento é feito dependendo da quantidade de cliques no link. Mas esse valor pode variar bastante, pois depende da concorrência da palavra-chave escolhida, entre outros fatores.
Você costuma ir até a segunda página para conferir os resultados? É bastante provável que a resposta seja não. Não há mais dúvidas de que os primeiros links nos buscadores são os que recebem mais acessos.
Estar organicamente posicionado sem a indicação anúncio inspira confiança no visitante. A visibilidade da primeira posição passa credibilidade e, ao olhar os resultados, o usuário tende a pensar que você é o líder no segmento.
Além da melhor posição nos buscadores, os benefícios de investir no alcance orgânico são diversos. Os usuários também costumam ter preferência pelos links orgânicos, e ranquear palavras-chave organicamente também tem a vantagem de ser mais consistente. Ou seja, você colherá os frutos por mais tempo — além de não pagar nada por isso.
O tráfego nas ferramentas de busca é constante. Por isso, os resultados a longo prazo são mais desejáveis que apenas um período com altas buscas. Essa atitude renderá mais acessos, mais pessoas alcançadas e, possivelmente, mais negócios fechados.
O Google tem suas próprias regras para indexar e classificar as páginas de busca. São considerados a qualidade de seus conteúdos, os links internos e externos e muitos outros fatores. Para posicionar seu site, saiba que existem atributos essenciais. Confira a seguir alguns deles.
Trata-se da otimização a partir de técnicas e estratégias específicas para melhorar o ranqueamento de suas páginas, que podem ser on-page e off-page. Fazendo os procedimentos corretos, seu site ganha relevância e fica bem-posicionado.
O Google evoluiu muito nos últimos anos, e uma das características mais apuradas é a de reconhecer quando um conteúdo é relevante ou não. Eles respondem às dúvidas de sua persona? Se não tem informações claras e importantes, o buscador não indicará para os usuários.
Algumas palavras-chave são muito concorridas e exigem um trabalho árduo para ranquear. Contudo, as palavras-chave conhecidas como long tail (cauda longa) têm mais chances, pois correspondem a buscas mais específicas.
Assim como há maneiras para melhorar o posicionamento, também existem aquelas ações que penalizam e atrapalham o ranqueamento na busca orgânica no google. Entre elas, estão:
Sendo assim, para não cair em enrascadas tentando posicionar seu site na busca orgânica no Google, o mais recomendável é buscar auxílio de quem entende sobre o assunto. Existem agências com profissionais especializados que podem fazer a otimização de suas páginas, tudo isso visando apenas ao crescimento de seu negócio. Portanto, é um investimento que trará excelentes retornos para sua marca!
Ficou com curiosidade para entender mais sobre a busca orgânica? Entre em contato conosco para que possamos ajudar nessa tarefa!
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