Conforme a relação das pessoas com as empresas se torna mais complexa. O planejamento destas precisa passar a considerar essa nova dinâmica ao pensar em suas ações. Você conhece o conceito de stakeholders marketing?
Essa ideia envolve planejar as ações da sua empresa conforme o impacto que elas podem causar nas várias pessoas que têm contato com ela. Errar na abordagem ao tratar com seus stakeholders pode ser altamente prejudicial para os seus resultados.
No artigo a seguir, você conhecerá mais sobre o conceito de stakeholders. Além da importância disso e como detectar aqueles que são relevantes para o seu negócio. Confira!
Um stakeholder é alguém que, de alguma maneira, é impactado pelas ações de uma empresa. O termo é usado para ajudar no desenvolvimento de estratégias focadas em criar valor para essas partes interessadas nas ações de uma empresa, que podem ser desde clientes até funcionários e fornecedores.
A ideia de stakeholders surgiu para ajustar a rota de evolução das empresas que priorizam apenas resultados numéricos. Como, por exemplo, lucros, prejuízos e retornos de investimentos. Ao ter em mente os stakeholders, passa-se a pensar também nos impactos das ações executadas.
É importante não confundir stakeholders com shareholders. Esse segundo termo se refere aos acionistas da empresa, ou seja, não se enquadra em estratégias desenvolvidas com foco nos clientes.
Para que seja possível sempre atuar de forma estratégica e contribuir para o crescimento dos seus resultados. Sendo assim, as empresas precisam sempre pensar nos impactos que causam sobre os seus stakeholders.
Afinal, a satisfação e a confiança dessas pessoas têm efeito direto nos resultados que a empresa consegue conquistar. É algo que vai além de apenas pensar no impacto das suas ações: envolve também o desenvolvimento de estratégias focadas em aumentar a satisfação delas.
Por envolver desde clientes até fornecedores e funcionários, pensar nos stakeholders é algo que requer um planejamento estratégico bastante detalhado. É preciso saber identificar aqueles stakeholders que são relevantes para os seus resultados e, a partir dessas informações, elaborar as abordagens certas.
Quando falamos de stakeholders, é importante ressaltar que eles se dividem em grupos de relevância. Entende-se que os stakeholders primários são aqueles que têm um maior grau de dependência da empresa, enquanto os secundários têm uma conexão menor.
Por exemplo, os clientes de uma empresa costumam ser considerados stakeholders primários, já que são capazes de influenciar os rumos do negócio optando ou não por comprar dele. Já atores externos, como analistas, o governo ou até mesmo a imprensa geralmente são classificados como secundários.
Para que seja possível calcular adequadamente as suas ações, primeiramente identifique seus stakeholders primários e secundários com base em sua atuação. A partir disso, torna-se possível enxergar aquelas pessoas mais relevantes que requerem atenção em sua estratégia.
Agora que você já sabe o que são stakeholders e como realizar seu planejamento estratégico levando esse conceito em conta, está na hora de rever as suas ideias. Passe a olhar de forma detalhada para quem é impactado diretamente pelas suas ações. E ao mesmo tempo, impacta a sua atuação.
Continue aprendendo mais sobre stakeholders marketing em nosso blog. E para otimizar a sua estratégia e impactar positivamente o seu público, saiba agora o que é o marketing omnichannel!
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