Ferramentas de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca, em português) não param de ganhar espaço no atual cenário do universo corporativo. Tanto para negócios físicos quanto on-line, o fortalecimento da autoridade, da credibilidade e da base de leads cumpre papel essencial a favor da evolução de qualquer empresa. Afinal de contas, estamos todos conectados — marcas e consumidores.
A competitividade e a geração de novas oportunidades de venda passam diretamente por estratégias como o SEO. Trata-se de um conjunto de técnicas voltadas ao melhor posicionamento possível de um site nos mecanismos de pesquisa, rendendo mais acessos.
Se hoje existem tantas alternativas para aumentar a eficiência de metodologias digitais, com o SEO não é diferente. Continue conosco no post e veja 5 ferramentas de SEO que você pode aplicar!
Falou em ferramentas de SEO, falou em Google Analytics. E o destaque vai além do fato de que essa alternativa carrega o nome de uma das maiores empresas do mundo. A plataforma é capaz de reunir muitos dados, com alta eficiência e elevado grau de detalhamento.
Qualquer estratégia digital que se ampara num site precisa do Google Analytics. Não por acaso, já que ele entrega informações valiosas a respeito de visitantes, tráfego orgânico e outros aspectos relevantes, de maneira totalmente gratuita.
Entre os elementos que integram o conceito de SEO, a palavra-chave certamente cumpre papel essencial. Nesse quesito, o Ubersuggest se destaca por oferecer bastante objetividade durante a pesquisa.
É simples: ao digitar o termo desejado, o sistema já disponibiliza centenas de palavras-chave. Os acessos têm uma limitação por conta de cada usuário, mas a ferramenta não exige a compra de um plano de assinatura, por exemplo, para a realização das buscas.
Essa aplicação abre um grande leque de oportunidades para quem a utiliza. Desde a elaboração de projetos até o acompanhamento do desempenho do site, passando por pesquisas profundas a respeito das palavras-chaves lideradas pela concorrência, o SEMRush é excelente.
Por entregar dados caracterizados pela precisão, ele está bem adaptado à realidade do marketing digital no Brasil. De quebra, é muito completo e apresenta funcionalidades como relatórios de backlinks e de conteúdo, supervisão de ranqueamentos, buscas de palavras-chave etc.
Apesar de demandar conhecimentos da língua inglesa, o Mozbar é conhecido por sua intuitividade de uso. Entre as ferramentas de SEO, esta se baseia na identificação do melhor conteúdo para o site da marca, pensando no posicionamento nas plataformas de busca.
Métricas valiosas, como a autoridade do domínio, são mostradas, possibilitando a criação de pesquisas customizadas segundo o local, por exemplo. Há uma espécie de ”competição” de palavras-chave, listando as mais promissoras.
Acompanhamento da performance de palavras-chave, verificação constante de ranqueamentos, análise de backlinks, dados sobre tráfego orgânico, informações a respeito da concorrência… O Ahrefs garante bastante robustez a quem utiliza a plataforma.
Ao apostar em qualidades como acessibilidade e intuitividade, gerando layouts de compreensão simples, ele se assemelha ao Mozbar e faz por merecer um lugar na nossa lista.
As ferramentas de SEO, conforme observamos, são absolutamente cruciais para o sucesso de uma estratégia de marketing digital. Afinal de contas, é necessário não apenas desenvolver a metodologia, mas acompanhá-la de perto em busca da avaliação do resultado apresentado. Nesse universo, pequenas correções devem acontecer a todo momento.
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