É muito comum, em especial entre as pequenas e médias empresas, que os próprios empreendedores decidam promover suas campanhas de marketing, principalmente no meio digital. Com estudo e aprofundamento, isso pode dar certo, mas nem sempre é o caso, pois é fácil cair em alguns dos erros de marketing mais comuns.
Por isso, confira, neste nosso artigo, como evitar essas armadilhas e conseguir fazer uma boa campanha de marketing para sua empresa!
Um dos maiores equívocos que os empreendedores cometem ao fazer ações de marketing é pensar que elas isoladas surtirão efeito decisivo. Quer dizer, apenas fazer um único post de blog, patrocinar uma só publicação no Facebook, somente criar o site, produzir um comercial ou fazer um outdoor certamente não terá o dimensionamento necessário para sua empresa.
Toda campanha de marketing precisa ser estruturada e pensada em seus pormenores, com ações determinadas para cumprir objetivos de curto, médio e longo prazos. Logo, é preciso planejar mais que ações individualizadas, mas um conjunto estratégico em um plano de mídias.
Um dos grandes problemas que os empresários enfrentam em relação ao marketing é dimensionar o orçamento. Primeiro, por uma ideia já ultrapassada de que marketing é gasto e não investimento; segundo, por não saberem medir a necessidade do gasto em razão do retorno financeiro.
O orçamento não pode ser irrisório a ponto de inviabilizar uma boa campanha e não precisa ser astronômico a ponto de deixar a empresa no vermelho. É preciso ser dimensionado de acordo com a possibilidade e a necessidade do negócio. Voltado a uma campanha criativa e atraente.
Muitos empreendimentos acreditam que têm um determinado público-alvo, mas o desconhecem totalmente. Definir o público sem uma base concreta de informações pode ser um dos maiores e mais fatais erros de marketing.
A definição de público pode partir de uma hipótese, claro. Mas ela precisa ser verificada por meio de pesquisas de perfil de consumidor, entrevistas e testes de aceitação. Isso é essencial para planejar as ações de marketing e otimizar as vendas.
Hoje a internet é presente no cotidiano da maior parte das pessoas, em especial consumidores. O comércio eletrônico cresceu exponencialmente e mesmo as lojas físicas têm voltado seus esforços para estar presente online e criar um relacionamento com os clientes.
Desconsiderar a presença online é quase o mesmo que não estar no mundo dos negócios. Até os comércios locais precisam dessa preocupação. Pois é cada vez mais comum que os consumidores conectados pesquisem sobre as lojas mais próximas para fazer sua escolha.
O marketing digital, especialmente o inbound, é fantástico e abre muitas possibilidades. No entanto, um dos comuns erros de marketing é não entender que o outbound marketing, ou marketing tradicional, tem um valor inestimável ainda. Na verdade, o balanceamento entre os dois, inclusive planejando ações conjuntas entre eles, pode levar a resultados fantásticos.
Uma das grandes frustrações dos empresários em relação ao marketing é não conseguir ver resultados concretos. Isso se dá tanto pela ausência de uma metodologia quanto pelo desconhecimento de que é possível, sim, medir o retorno financeiro.
Delimitando as métricas e colhendo os dados relevantes, é possível fazer uma análise acurada que dará diversos resultados para avaliar as campanhas. Entre esses indicadores, temos o ROI (retorno sobre investimento), CAC (custo de aquisição do cliente), CPC (custo por clique), entre outros.
Como se vê, é muito fácil cair em erros de marketing quando não se tem um conhecimento mais aprofundado e se tenta fazer ações sem uma base teórica ou sem informações concretas. Por isso, a assessoria especializada em marketing é essencial para uma boa campanha.
Não desperdice esforços e dinheiro. Fale com quem entende do assunto e pode ajudar a melhorar as vendas. Entre em contato conosco!
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