Se tivesse que escolher algum investimento para nunca interromper na sua empresa, mesmo em uma crise, qual seria a sua opção? Se apontou para a tecnologia, então você está no caminho da maioria dos empreendedores brasileiros.
Em uma pesquisa realizada recentemente pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), foi constatado que os investimentos em softwares e sistemas de automação internos se mantiveram inalterados entre 2015 e 2016.
Nossos empresários já perceberam que a tecnologia não é um custo para o negócio, mas um investimento precioso. Afinal, no médio e no longo prazo, podemos perceber um retorno significativo na receita da empresa.
Uma das tecnologias mais indispensáveis atualmente é o CRM (Customer Relationship Management). Você sabe do que se trata a ferramenta e qual é a importância do CRM? Então continue a leitura deste post e fique por dentro do assunto!
CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que, em bom português, significa Gerenciamento do Relacionamento com o Consumidor.
Em resumo, o CRM é o conjunto de técnicas e ferramentas que têm como objetivo otimizar e automatizar os processos internos e a coleta de dados relacionados aos clientes.
Com isso você consegue trabalhar o relacionamento com a clientela no longo prazo, uma vez que é possível acompanhar toda a jornada do cliente. Os resultados são abordagens mais direcionadas e personalizadas.
Apenas pela descrição você já deve imaginar uma série de utilidades para o CRM, não é verdade? De fato, a ferramenta vem sendo utilizada em larga escala em diversas empresas para conquistar resultados com o time comercial. Que tal conferir um pouco mais sobre a importância do CRM?
Em primeiro lugar, o CRM pode ser de excelente ajuda para segmentar o seu público. Com as informações dos clientes podemos separá-los em nichos e trabalhar em ações específicas para cada um deles. O resultado é a otimização do ROI (Retorno sobre o Investimento) da equipe comercial.
Outro motivo que revela a importância do CRM é a realização de um pós-venda mais eficiente. É possível entrar em contato com todos os clientes que já fizeram contato com a empresa ou simplesmente atendê-los melhor depois da compra, pois haverá acesso ao histórico dos hábitos de compra daquelas pessoas.
O CRM também ajuda o gestor a personalizar as ações de marketing e de vendas. Com isso, fica mais fácil cativar o público e, o que é ainda mais importante, trabalhar na fidelização. Dessa forma você pode garantir um relacionamento de longo prazo.
Para concluir, é importante destacar que o gestor pode aprimorar a tomada de decisão, uma vez que ele passará a trabalhar com informações relevantes, e não apenas com a intuição.
Para entender a importância do CRM, é preciso, antes de tudo, compreender que o perfil do cliente mudou. Hoje está mais exigente do que nunca e, por esse motivo, é indispensável que o gestor pense em estratégia mais específicas, voltadas para atender às necessidades reais do consumidor.
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