De todas as datas que beneficiam o comércio durante o ano, a Black Friday só perde para o Natal no que diz respeito ao aumento das vendas. Por isso, é fundamental estar preparado para a data, que acontece na última semana do mês de novembro.
Embora os estabelecimentos comerciais físicos peguem carona no momento, que normalmente coincide com o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário da maioria das empresas, os que são mais procurados são os e-commerces e marketplaces.
Por isso, nesse momento que a nossa recuperação econômica anda a passos bem lentos, não se pode perder uma oportunidade como essa de aumentar as vendas, não é mesmo?
Então, continue lendo e veja o que fazer para se preparar para as vendas na Black Friday!
O primeiro passo é analisar os dados das suas vendas na data em anos anteriores. E com a ajuda deles, começar a planejar a sua estratégia. Por exemplo, quais produtos foram mais acessados e quais venderam mais. Até mesmo se o perfil de público que comprou é mesmo dos seus clientes habituais etc.
Com base nessas informações, você será capaz de tomar decisões como quais itens colocar em oferta e em quais canais anunciar. Do mesmo modo que saberá qual é a melhor segmentação de público para impactar.
Você já tem uma ideia dos produtos que bombam nas vendas da Black Friday?
Então é hora de procurar os fornecedores e já começar a negociar fatores como o prazo de entrega. Além disso, negociar os descontos para as compras em maior quantidade. Afinal, você não quer fazer um pedido gigante e receber a mercadoria depois da data, não é mesmo?
A Black Friday também é uma excelente oportunidade para resgatar clientes que não compram há muito tempo. Ou que ainda não conhecem a sua loja. Por isso, crie promoções direcionadas para cada uma desses públicos, como o envio de cupons de desconto para os inativos e uma oferta especial para quem faz a primeira compra.
De nada adianta preparar o estoque e criar promoções incríveis e não levar nada disso ao conhecimento dos consumidores. Por isso, crie um planejamento de anúncios, principalmente nos meios digitais. Como redes sociais e links patrocinados em mecanismos de busca, e faça com que as pessoas saibam que você está presente na Black Friday.
Se você tem um e-commerce sabe que a logística de entrega precisa de um cuidado especial para não frustrar os clientes. Na Black Friday, com o maior volume de vendas, isso se torna ainda mais delicado. Portanto, faça acordos com transportadoras antecipadamente e saiba como será feita a separação dos produtos.
Se o seu estoque não for suficiente para atender a demanda, é importante ter um plano B e não perder vendas. Por isso, negocie com fornecedores possíveis compras emergenciais para a reposição do estoque. E quem sabe, até o envio direto para o cliente.
A Black Friday, embora seja uma tradição americana com origem no comércio físico ganhou mais espaço no mundo por causa da internet. Sendo assim, estar presente nos meios digitais é um fator determinante para o sucesso das vendas na Black Friday. Então, não deixe de incluí-lo no seu planejamento. Combinado?
Para ajudar na sua estratégia para aumentar as vendas durante a Black Friday, confira nossos e-books e encontre muito mais informações relevantes para o seu planejamento!
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.