Nada pode ser pior para uma estratégia de marketing digital do que não ter consistência nas publicações. Nesse contexto, o calendário editorial é uma ferramenta de planejamento que rende resultados excelentes. A organização dos conteúdos é o ideal para não faltar publicações o ano inteiro, além de aproveitar datas comemorativas e períodos sazonais.
Não ter um calendário editorial pode prejudicar o marketing e fazer com que você perca importantes oportunidades de negócio. As publicações atraem e promovem engajamento com a marca, mas se elas não forem produzidas e postadas em tempo, logo são substituídas por outra coisa na internet.
Portanto, confira neste miniguia o que você precisa saber sobre o calendário editorial e como utilizá-lo a favor da sua estratégia!
Esse recurso nada mais é do que um cronograma de publicações, seja para o seu blog, redes sociais ou outros tipos de conteúdo. Com ele, será possível ter maior controle sobre o que é publicado, em que momento será postado, palavras-chave usadas e muitos outros aspectos.
Para uma estratégia de marketing de conteúdo, essa programação é fundamental. Assim, toda a equipe confere as etapas e tem um panorama da produção de conteúdos. A documentação de processos ajudará até mesmo caso seja necessário conferir publicações anteriores, já que tudo estará organizado e o acesso será mais rápido.
A criação de um calendário tem muitos benefícios, como estruturar campanhas e ações ao longo do ano. No entanto, é importante fazer ajustes sempre que for preciso, como quando há alteração de alguns processos ou se há novas ferramentas e mudanças na estratégia.
Assim que a estratégia de marketing de conteúdo estiver estabelecida, chega a hora de planejar quando, onde e como as publicações serão realizadas. Por isso, o calendário editorial é extremamente importante, já que melhora a frequência de publicações, diversifica os formatos e canais e evita atrasos.
Dificilmente uma estratégia dará certo se o cronograma não for seguido. Desse modo, para que funcione da forma correta, algumas informações são essenciais no calendário editorial e devem ser claras. Nele, devem constar:
Nada pode ser mais cansativo para a sua persona do que ver os mesmos temas, as mesmas promoções e outras publicações que não são atrativas nem agregam valor. Por incrível que pareça, isso não é tão incomum de se encontrar. No entanto, a partir do momento em que se investe em um calendário editorial, as chancas de isso acontecer são mínimas.
Ademais, é possível avaliar resultados anteriores e fazer melhorias para as próximas campanhas. Para manter o calendário editorial, é preciso contar com boas ferramentas, como Google Drive e Calendário. Assim, toda a equipe acompanha o que é produzido e seus efeitos, algo essencial para manter todo o time alinhado.
Viu como a criação de um calendário editorial é primordial para sua estratégia? Se quiser acompanhar mais conteúdos como este, assine nossa newsletter!
Sendo assim, acompanhe o trabalho da Personal Marketing Digital mais de perto: estamos no Instagram, no Facebook, no Twitter e no LinkedIn!
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.