O marketing digital envolve uma série de estratégias poderosas para fazer uma empresa crescer no ambiente online. Para gerar resultados satisfatórios, no entanto, é preciso organizar o seu trabalho.
Diante de tantos processos como planejamento, produção de conteúdos, gerenciamento de mídias sociais, blogs e e-mails, além do acompanhamento das métricas, muitas equipes se sentem perdidas. Por isso, é preciso otimizar o seu trabalho por meio da automação de marketing.
Esse recurso envolve uma série de ferramentas e softwares para ajudar a organizar, gerenciar e acompanhar as suas estratégias com eficiência, obtendo os resultados esperados. Quer saber quais são e como elas podem ajudar? Confira!
O ambiente digital é constituído essencialmente por meios tecnológicos, mas, antigamente, não possuíamos toda a performance igual a que podemos presenciar hoje.
Já existiu uma época em que as campanhas traziam o tráfego de clientes para um site usando anúncios em displays e portais.
Assim, nos dias atuais, o empreendimento que possuir boas ferramentas de automação em marketing certamente vai sair na frente perante o mercado competitivo.
Uma empresa que possui uma equipe de marketing digital acaba realizando tarefas operacionais em menor tempo, melhorando a eficiência e atingindo o público-alvo com suas campanhas.
Abaixo, listaremos as principais ferramentas de automação de marketing que existem no mercado. Lembrando que em todo segmento que envolve tecnologia, existe uma gama enorme de opções disponíveis. Confira alguma delas:
Essa ferramenta é muito popular no Brasil quando se trata de inbound marketing, pois ela é completa para esse tipo de estratégia.
Criado pelos Resultados Digitais, o software RD Station é completo para a gestão e automação de marketing. Traz recursos para o gerenciamento de mídias sociais, blogs, e-mail marketing, landing pages, SEO, lead scoring e geração e gestão de leads.
Um dos diferenciais que a plataforma traz é a análise desses leads, baseada no perfil e interesse, além do suporte na criação de conteúdo específico para cada estágio do funil de vendas.
É uma ótima ferramenta, em português e com um custo mais baixo em relação a outros softwares de marketing digital, com planos que dependem do número de usuários e funcionalidades escolhidas.
A plataforma da Hubspot é pioneira no mercado e uma das mais completas. Ela traz ferramentas para auxiliar em todas as fases da sua estratégia.
Envolve recursos como o gerenciamento, nutrição e análise de leads, criação de landing pages, call-to-actions, testes A/B, monitoramento e publicação nas mídias sociais, blogs, e-mail marketing e o acompanhamento de palavras-chave.
Por isso, é uma das mais escolhidas quando se trata de automação de marketing, pois otimiza todo o seu trabalho. Os planos da Hubspot trazem também complementos, como um CRM e ferramentas de vendas.
Por causa de essa plataforma ser internacional, seu pagamento é feito em dólar. Dessa forma, essa ferramenta é mais indicada para grandes empresas, devido ao seu custo, sendo necessário um treinamento para quem se envolver no seu gerenciamento e configuração.
Sem dúvida alguma, essa é uma das opções mais interessantes e contribui significativamente com a automação de processos de marketing digital. Ela segue o ritmo das ferramentas RD station e Hubspot, mas possui algumas peculiaridades:
Essa é uma excelente plataforma de automatização dos processos de captura e nutrição de leads, entregas de conteúdos por e-mail, gestão de funil de vendas e CRM.
É um software em que você pode criar de maneira fácil uma sequência de e-mails. Porém, o infusionsoft não é simplesmente uma ferramenta de gerenciamento de e-mail, mas também oferece recursos e integrações que auxiliam aos mais diferentes segmentos negociais.
O Active Campaign é uma opção que oferta ótimas funcionalidades com um custo bastante chamativo. Ele está disponível em português, mas o site institucional opera somente em inglês.
Oferece recursos para o gerenciamento e segmentação de contatos — inclusive ações de Geotracking —, criação de funis e lead scoring (pontuação por engajamento), criação sequencial inteligente de e-mails e, também, a possibilidade de integração com diversas ferramentas e plataformas.
Essa é uma das ferramentas mais importantes e necessárias para campanhas de e-mail marketing. Por meio dela, você consegue fazer a qualificação e nutrição de leads automatizada, organizando todos os contatos de lojas virtuais, blogs ou sites.
Você poderá agendar e enviar emails, fazer testes A/B e administrar a sua base de leads. Uma das vantagens é que o MailChimp oferece um plano gratuito, com recursos mais simples, e planos pagos com diversas variações de acordo com sua necessidade.
É uma ferramenta bastante eficiente, com excelente custo x benefício, a qual trabalha com a proposta de uma plataforma “tudo em um” para quem atua no ramo do marketing digital.
Seus serviços baseiam-se nos principais recursos para captação e nutrição de leads, criação de páginas, e-mail marketing e várias outras funcionalidades para quem deseja automatizar o seu negócio ou mesmo criar um e-commerce.
Dispõe ainda de integração com o Facebook e EAD (área de membros) para você entregar seus infoprodutos aos seus clientes.
Uma ferramenta pouca conhecida do público, o Mautic vem ganhando muitos adeptos por se tratar de um software de automação de marketing 100% livre e gratuito.
Ele oferece as principais funcionalidades para captura e nutrição de leads e gestão de contatos. Além disso, o Mautic monitora mídias sociais e integra-se com algumas das principais ferramentas do mercado.
Uma diferença importante em relação a ele e que é necessário ser instalado em um servidor e isso acaba dificultando quem não entende do assunto. Ele conta com uma rede de usuários, prestadores de serviços e desenvolvedores que está crescendo a cada dia.
O Socedo é uma ferramenta que vai ajudar no marketing por meio das mídias sociais. Como muitas empresas possuem perfis em duas ou mais plataformas, é complicado acompanhar o engajamento e conquistar bons resultados em todas elas, ao mesmo tempo.
Por isso, essa ferramenta será essencial para a sua estratégia. O software traz recursos para auxiliar na geração e nutrição de leads por esses canais de comunicação.
A partir das características da sua persona, como interesses, dados demográficos e até palavras-chave, a ferramenta auxilia a atrair visitantes e conquistar leads por um processo automatizado. Você pode testar o Socedo por 14 dias gratuitamente e, após o free trial, adquirir planos mensais.
O Unbounce é um software que automatiza a criação de landing pages eficientes que garantam a conversão.
A ferramenta traz recursos para construir uma landing page com design responsivo, texto e call-to-actions relevantes, além de diversas opções de templates para você criar uma página personalizada.
Além disso, você pode fazer testes A/B por meio da ferramenta. O Unbounce oferece planos mensais que dependerão do tráfego e visualizações da página
Com o auxílio dessas ferramentas você conseguirá implementar a sua estratégia de forma mais eficiente, gerando mais vendas e aumentando o seu ROI.
Agora que você já sabe a importância da automação de marketing e quais são as principais ferramentas, não espere para começar a desenvolver a sua estratégia!
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