Se você costuma se desesperar diante de uma taxa de rejeição alta, precisa se lembrar de que cada métrica de performance possui particularidades que devem ser consideradas. Pode ser que o seu indicador não seja tão preocupante — ou que represente uma informação diferente daquela que você pensa.
Tudo isso não deve ser motivo de preocupação. Na verdade, trata-se de um alerta para que a sua análise seja mais aprofundada. A taxa de rejeição pode significar diversos cenários possíveis, e você deve conhecer os principais.
Veja a seguir 5 pontos que você precisa considerar quando o assunto é taxa de rejeição:
É comum imaginar que uma taxa de rejeição alta é um resultado negativo para um site. No entanto, isso não é completamente verdade. Se o caminho até a conversão da sua página é rápido e eficiente, o visitante passará pouco tempo nela.
Apesar de representar uma taxa de rejeição alta, você terá cumprido seu objetivo. Analise sempre o contexto dos seus indicadores de performance para não cair em armadilhas.
Uma taxa de rejeição baixa geralmente ocorre quando o público do seu site tem mais conteúdo para descobrir e acessar durante sua visita.
Portanto, se você deseja que os seus visitantes passem mais tempo no seu site, é necessário criar mais links internos para que eles tenham o que conferir. Faça vínculos que tenham relação, de forma que uma página consiga complementar a outra.
Se o seu visitante chega ao seu site e se depara com uma página ruim, ele certamente vai desistir de navegar por ele. Portanto, você deve se preocupar com a experiência de usuário ao planejar e configurar suas páginas.
Ou seja: conte com carregamento rápido, evite anúncios intrusivos e facilite o acesso ao conteúdo.
Por mais que existam ocasiões em que os links externos ajudem a complementar o conteúdo, é necessário lembrar que isso pode diminuir o tempo de permanência no seu site. Logo, contribui para uma taxa de rejeição maior.
Use links externos somente quando realmente preciso e prefira sempre tornar o seu material o mais completo possível.
Se as suas páginas estão conquistando um ranking positivo no Google para determinada palavra-chave que não tem relação com seu conteúdo, a sua taxa de rejeição vai aumentar.
Ou seja, seu site acaba prometendo algo que não consegue cumprir. Isso pode acontecer por acidente, portanto certifique-se de que cada página satisfaça as necessidades de quem busca pela palavra-chave dela no Google.
Agora que você já sabe das várias particularidades da taxa de rejeição, pode tornar a sua análise muito mais estratégica.
É a sua habilidade de tomar as decisões certas diante dos números que vai determinar o sucesso do seu site em seu mercado. Portanto, lembre-se sempre de considerar todas as características dessa e de outras métricas ao avaliar sua performance.
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